Ceará Diesel apresenta novidades em evento noturno MS Turismo realiza visita e passeio com o MOB Ceará MOB Ceará conhece Via Metro e Guanabara de Juazeiro do Norte Busólogos procuram relíquias em Redenção-CE Visita na Viação Pernambucana MOB Ceará participa de evento em Londrina-PR Busca de antiguidades em Juazeiro do Norte

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Viajando no tempo com a Expresso Real Caririense

O Expresso Real Caririense foi uma empresa de ônibus originada no Crato, na região do Cariri, sul do estado do Ceará, na década de 1960. Foi fundada por José Gonçalves Bezerra, conhecido na região como Zezito.


Sua principal e mais importante linha, motivo de orgulho da empresa e da população da região, era a Crato x São Paulo via Juazeiro do Norte e Rio de Janeiro, mas a empresa também fazia a ligação do Cariri com as capitais Natal (Rio Grande do Norte) e Maceió (Alagoas), além da ligação com cidades do próprio estado do Ceará, como Campos Sales.


Já em 1971, a empresa tinha em sua frota ônibus leitos, como por exemplo o carro 20, em viagem à Brasília (fotos acima), e também carros semi-leitos, como por exemplo o carro 9 (foto abaixo), com carroceria Nicola e motor Mercedes Benz, equipados com toalete e música. A empresa se orgulhava em fazer a ligação de Juazeiro do Norte à São Paulo em 42 horas, quando em outras épocas a viagem chegava a demorar, sem imprevistos, até 8 dias, podendo demorar de 20 dias para mais em periodos de chuva, numa época em que as estradas eram de terra desde o Ceará até o estado do Rio de Janeiro.


Na década de 1980, o Expresso Real Caririense, assim como inúmeras outras empresas pioneiras legitimamente nordestinas que faziam linhas para o Sudeste, foi extinta, e suas principais linhas assumidas pela empresa mineira Gontijo (linhas para São Paulo e Natal) e pela empresa pernambucana Auto Viação Progresso (linha para Maceió).


Colaboração: Marinaldo Jr
Fonte: MOB Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected]
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Tradutor