Viajando no tempo com a Expresso Real Caririense

O Expresso Real Caririense foi uma empresa de ônibus originada no Crato, na região do Cariri, sul do estado do Ceará, na década de 1960. Foi fundada por José Gonçalves Bezerra, conhecido na região como Zezito.


Sua principal e mais importante linha, motivo de orgulho da empresa e da população da região, era a Crato x São Paulo via Juazeiro do Norte e Rio de Janeiro, mas a empresa também fazia a ligação do Cariri com as capitais Natal (Rio Grande do Norte) e Maceió (Alagoas), além da ligação com cidades do próprio estado do Ceará, como Campos Sales.


Já em 1971, a empresa tinha em sua frota ônibus leitos, como por exemplo o carro 20, em viagem à Brasília (fotos acima), e também carros semi-leitos, como por exemplo o carro 9 (foto abaixo), com carroceria Nicola e motor Mercedes Benz, equipados com toalete e música. A empresa se orgulhava em fazer a ligação de Juazeiro do Norte à São Paulo em 42 horas, quando em outras épocas a viagem chegava a demorar, sem imprevistos, até 8 dias, podendo demorar de 20 dias para mais em periodos de chuva, numa época em que as estradas eram de terra desde o Ceará até o estado do Rio de Janeiro.


Na década de 1980, o Expresso Real Caririense, assim como inúmeras outras empresas pioneiras legitimamente nordestinas que faziam linhas para o Sudeste, foi extinta, e suas principais linhas assumidas pela empresa mineira Gontijo (linhas para São Paulo e Natal) e pela empresa pernambucana Auto Viação Progresso (linha para Maceió).


Colaboração: Marinaldo Jr
Fonte: MOB Ceará

14 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Alquem sabe as cores da Antiga Expresso Real Caririense?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faixa de baixo azul e as letras vermelha faixa branco alumínio e a faixa abaixo das janelas vermelha teto branco morei perto da garagem de juazeiro do norte

      Excluir
    2. Bom dia amigo.
      Você tem mais fotos da expresso real caririense?

      Excluir
  2. Gostaria de ver foto ônibus Mercedes 355 da real caririense
    Que eu via passar com frequência na BR 116 nas décadas de 70 e 80, sempre procurei fotos dos 0355 mas nunca encontrei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa noite a todos 🤝, eu também gostaria muito de ter fotos coloridas dos ônibus da Real Caririense,eles passavam aqui perto da minha casa na Via Dutra (BR116) aqui em Barra Mansa RJ na década de 70/80

      Excluir
  3. CUIDADO no que escrevem; POIS, escreveram àcima, a "empresa também fazia a ligação do Cariri com as capitais Natal (Rio Grande do Norte) e Maceió (Alagoas), ...", e isso, enquanto funcionou com os fundadores NUNCA teve permissão de linhas para essas citadas capitais - que a primeira, Natal, da empresa Princesa do Seridó, constituida em Caicó, depois adquirida por empresa na Paraíba (Cajazeiras), com a mesma denominação, para só então, a Gontijo adquirir a empresa Seridó; enquanto, a linha para Maceió, na década de 1960, foi da mesma Progresso (Recife), que depois, foi repassada para a Viação Brasília, que repassou para a Boa Esperança (Belém, do Pará), e esta na sua expansão à época pelo Nordeste, adquiriu da anterior, e quando a mesma Boa Esperança, desfazia dos seus negócios nessa parte da Região Nordeste, voltou essa linha de Maceió para a mesma Progresso. ENTRETANTO, as imagens das Propagandas apresentadas, são CÓPIAS de outro sítio, haja visto, conheço as Fontes ORIGINAIS, bem como, possuo as próprias revistas as quais as mesmas estão publicadas - retirem os símbolos aplicados em cima!!!

    ResponderExcluir
  4. COMPLETANDO - quem morou no Crato à época, lembra que o embarque para Natal e Maceió, acontecia na agencia da Caririense, na rua monsenhor Esmeraldo, no centro da cidade - isso, é o único fato que as aproximam.

    ResponderExcluir
  5. NOVAMENTE - lembrei, quando a Rápido Crateús, ligava com seus ônibus, a cidade do Crato à referida cidade que nominava a empresa, a mesma Rápido Crateús, fazia seus embarque na mesma agência da REAL CARIRIENSE.

    ResponderExcluir
  6. Meu pai foi um dos primeiros motoristas do carro leito n° 26. Crato/São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos.
    Meu nome é Roberto moro em crato Ceará.
    Eu estava no ônibus que saiu de crato com destino a São Paulo.
    Em 1979 e caiu na ponte em cândido salas ponte sobre o rio mucuri.sera que alguém lembra desse acidente

    ResponderExcluir
  8. de 2022 - Comentário - onde aparece um veículo da Expresso Real Caririense, é de Postal - que copiado, pode ser visto - no "LinK"

    https://www.facebook.com/154769535179245/posts/260717904584407/ , bem como,

    em outro "LinK"

    https://onibusbrasil.com/figueiredo/1960612

    quando pelo Lado Esquerdo, está estacionado o veículo da Caririense, e para o Lado contrário, 3 outros veículos - da Viação Varzealegrense, sendo o 2º na Linha intermunicipal, para Iguatu e/ou Parambu, via Várzea Alegre, enquanto, os outros 2 restantes, na Linha São Paulo, via Rio de Janeiro; -

    considerando, a Varzealegrense, NÃO tinha muitas Linhas - pelo que Lembro, eram 2 eixos - que seja para o Sudeste, e o do intermunicipal.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال