Renovação 2021 fechou em 30 carros: apenas Grupo Guanabara renovou

A renovação de frota de 2021 do sistema urbano de Fortaleza fechou o ano em apenas 30 veículos novos.


Apenas as empresas do grupo Guanabara adquiriram ônibus 0km, mas as outras empresas desativaram seus carros mais velhos através da redução de frota ocasionada pela queda drástica de demanda por conta da pandemia e o crescimento de outros segmentos de transporte "individual".


Foram 9 ônibus comprados pela Viação Fortaleza, 13 pela Via Urbana e 8 pela Dragão do Mar. Dos 30 carros, a Caio vendeu 18 veículos (60%) e a Marcopolo emplacou 12 (40%). As demais encarroçadoras atuaram apenas em outros setores. Os 30 ônibus foram todos Mercedes-Benz, com chassis OF-1519, OF-1721L e OF-1721 com suspensão metálica.

Atualizando os dados da matéria anterior, publicada em setembro do ano passado, a renovação 2021 foi 130% maior que a de 2020.


Redação: Narcisio Santos

4 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Quando eu falo repetidas vezes que os tipos de ônibus que circulam em Fortaleza são medíocres, muitos acham exagero. Porém, tirem uns minutos e vejam no YouTube ou no site do ônibus Brasil e comparem a frota de Fortaleza com a de Recife e regiao, que são duas metrópoles nordestinas. Fortaleza é mais populosa e geograficamente maior que a capital pernambucana, no entanto lá a variedade é incomparável. Os dois corredores do BRT com articulados Caio/Scania e com Marcopolo e Neobus ambos Volvo. E carro da São Judas Tadeu Millenium VW 17280 OT,dezenas de carros trucados. Então quando temos uma imensa maioria de carros 1519 inclusive em linhas grandes, quem é busologo e entende minimamente de ônibus percebe o quão simplório é o SITFor. Acho que é a hora de parar de aplaudir a mesquinharia do grupo guanabara. Fortaleza merece e tem potencial de ter um sistema condizente com sua importância. Fortaleza não é uma capital média, é a quinta cidade desse Brasil. Com isso paro de seguir o mob.faz bastante tempo que a cidade não recebe novidades, só mais do mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comparar com o de Recife é humilhação rsrs. A passagem lá era mais barata que da de Fortaleza. Lá tem um BRT decente e abrangente, e não apenas trechos que só servem pra fazer propaganda. O sistema de São Luís é melhor. Até o de Salvador que era o mais “sucateado”, está com uma qualidade incrivelmente superior. Renovaram cerca de 70% da frota em pouco mais de 3 anos, com ônibus com janela selada e o sistema de lá praticamente só alimenta um metrô bem desenhado e que atende de fato a população. Já a integração do metro daqui entra eleição e sai eleição e não sai da promessa. O que temos é elefante branco vazio e inútil e um sistema de ônibus sucateado e que um empresario comprovadamente corrupto dita as regras. Esse é o sistema de transporte da 5a maior metrópole do país.

      Excluir
    2. Comparar com o de Recife é humilhação rsrs. A passagem lá era mais barata que da de Fortaleza. Lá tem um BRT decente e abrangente, e não apenas trechos que só servem pra fazer propaganda. O sistema de São Luís é melhor. Até o de Salvador que era o mais “sucateado”, está com uma qualidade incrivelmente superior. Renovaram cerca de 70% da frota em pouco mais de 3 anos, com ônibus com janela selada e o sistema de lá praticamente só alimenta um metrô bem desenhado e que atende de fato a população. Já a integração do metro daqui entra eleição e sai eleição e não sai da promessa. O que temos é elefante branco vazio e inútil e um sistema de ônibus sucateado e que um empresario comprovadamente corrupto dita as regras. Esse é o sistema de transporte da 5a maior metrópole do país.

      Excluir
  2. Ainda foi pouco para o porte das empresas. Normalmente compram 30 ônibus cada empresa.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال