MOB conhece novos Caio Apache Vip da Santa Cecília Ranking das frotas mais novas do metropolitano Motta encomenda G7 1800 DD para 2018 Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

O primeiro ônibus com ar condicionado a rodar entre terminais

Hoje o blog MOB Ceará pretende tocar no coração de muitas pessoas que conheceram e andaram em uma empresa que foi considerada como uma das melhores empresas de ônibus de Fortaleza de todos os tempos, a Empresa São José de Ribamar.

No ano de 2003, a empresa São José de Ribamar, que já possuía em sua frota 6 veículos equipados com ar condicionado, resolveu estender o seu benefício para uma linha de ônibus que operasse em um terminal fechado de integração, e adquiriu o seu quarto Marcopolo Viale com chassi Mercedes-Benz OF-1721, o 10317, que também veio com três portas, poltronas super confortáveis e destino eletrônico. O veículo não foi o primeiro com ar condicionado da cidade, mas foi o primeiro climatizado a operar efetivamente em linhas de grande demanda dentro dos terminais de Fortaleza.


O veículo foi escalado na linha 028-Antônio Bezerra/Papicu, substituindo um dos Torino 1999 que operavam na linha. Na época, a empresa divulgou, através dos cobradores do ônibus, um pequeno cartãozinho contendo os horários de saída do veículo nos terminais Antônio Bezerra e Papicu.

Como o ar condicionado puxava muito do motor do veículo e o mesmo perdia uma porcentagem do rendimento, a empresa resolveu o escalar na linha 650-Messejana/Br Nova Expresso no ano seguinte, motivada pelo fato de a linha ter poucas paradas, assim os usuários teriam o ar mais concentrado (e o veículo também faria uma maior economia de combustível) mantendo um atrativo a mais para quem ingressava na linha 650 no centro de Fortaleza.

Em 2010, o veículo foi transferido para a linha 502-Vila União, onde ofereceu mais conforto para os usuários das linhas que possuíam a marca São José de Ribamar no dia a dia e na história do bairro. A empresa conseguiu fixar na cabeça de seus passageiros uma marca de qualidade que até hoje é muito comentada pelos usuários do transporte até mesmo de quem pouco utilizava os seus serviços.

O veículo operou pela empresa até o ano de 2012, ano em que a mesma encerrou suas atividades no setor de transporte de Fortaleza.

Fonte: MOB Ceará

4 comentários:

william rodrigues disse...

olá, galerinha do MOB parabéns pela materia muito legal! gostaria apenas de saber onde o veiculo em questão se encontra hoje em dia? alguém sabe?

MOB CEARÁ disse...

Na garagem

Danilo Ferreira De Melo disse...

Nao vendido nao?

MOB CEARÁ disse...

Deve ser leiloado

Tradutor