O primeiro ônibus com ar condicionado a rodar entre terminais

Hoje o blog MOB Ceará pretende tocar no coração de muitas pessoas que conheceram e andaram em uma empresa que foi considerada como uma das melhores empresas de ônibus de Fortaleza de todos os tempos, a Empresa São José de Ribamar.

No ano de 2003, a empresa São José de Ribamar, que já possuía em sua frota 6 veículos equipados com ar condicionado, resolveu estender o seu benefício para uma linha de ônibus que operasse em um terminal fechado de integração, e adquiriu o seu quarto Marcopolo Viale com chassi Mercedes-Benz OF-1721, o 10317, que também veio com três portas, poltronas super confortáveis e destino eletrônico. O veículo não foi o primeiro com ar condicionado da cidade, mas foi o primeiro climatizado a operar efetivamente em linhas de grande demanda dentro dos terminais de Fortaleza.


O veículo foi escalado na linha 028-Antônio Bezerra/Papicu, substituindo um dos Torino 1999 que operavam na linha. Na época, a empresa divulgou, através dos cobradores do ônibus, um pequeno cartãozinho contendo os horários de saída do veículo nos terminais Antônio Bezerra e Papicu.

Como o ar condicionado puxava muito do motor do veículo e o mesmo perdia uma porcentagem do rendimento, a empresa resolveu o escalar na linha 650-Messejana/Br Nova Expresso no ano seguinte, motivada pelo fato de a linha ter poucas paradas, assim os usuários teriam o ar mais concentrado (e o veículo também faria uma maior economia de combustível) mantendo um atrativo a mais para quem ingressava na linha 650 no centro de Fortaleza.

Em 2010, o veículo foi transferido para a linha 502-Vila União, onde ofereceu mais conforto para os usuários das linhas que possuíam a marca São José de Ribamar no dia a dia e na história do bairro. A empresa conseguiu fixar na cabeça de seus passageiros uma marca de qualidade que até hoje é muito comentada pelos usuários do transporte até mesmo de quem pouco utilizava os seus serviços.

O veículo operou pela empresa até o ano de 2012, ano em que a mesma encerrou suas atividades no setor de transporte de Fortaleza.

Fonte: MOB Ceará

4 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال