Linha do dia: 029 - Parangaba/Náutico

Na matéria de hoje, o blog MOB Ceará vai apresentar a você algumas informações sobre a linha que liga o terminal da Parangaba até o clube Náutico Atlético Cearense.

A linha 029, hoje operada pela Maraponga Transportes, foi criada em 26 de Julho de 1997 para suprir as necessidades da linha 030 - Siqueira/Papicu via 13 de Maio, que antes entrava pelo terminal da Parangaba nos dois sentidos. Ela é uma das linhas do referido terminal que tem mais fluxo de passageiros por dia.

Algumas empresas já operaram a linha por muito tempo, como a Expresso Timbira, Viação Via Máxima, Viação Angelim, São José de Ribamar, Montenegro, São José, Santa Maria e Dragão do Mar. Outras empresas operaram por um certo período, como a Viação Siará Grande, Fretcar, Rota Expressa e Terra Luz e outras empresas já extintas possuíam algumas tabelas da linha, como a Empresa Nossa Senhora Aparecida, Viação Brasília e a Cidade Luz, atual Fretcar.


Em 2007, a linha que possuía na época 17 veículos, recebeu maias dois ônibus, que vieram remanejados da linha Circular. Com isso, a Viação Timbira na época perdeu dois carros na linha convencional para receber na complementar 029, fazendo com que sua participação na linha aumentasse de um para três veículos. Com isso a linha ficou dividida da seguinte forma:



A linha 029 possui atualmente em sua frota 21 ônibus da classe semi-pesado, sendo que um deles vem de um aproveitamento da linha 379 - Conjunto Esperança/Parangaba, fazendo meia viagem nesta linha citada pela parte da manhã, e possui uma frequência  de 3 a 6 minutos em horário de pico. Confira uma tabela com mais detalhes:

Durante o trajeto da linha, ela passa por importantes avenidas da cidade, como João Pessoa, 13 de Maio, Pontes Vieira, Desembargador Moreira e Abolição, até chegar no seu ponto final. Também passa em importantes pontos da capital, como a Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Assembleia Legislativa e Praça Portugal. Confira o mapa da linha:

Fonte: MOB Ceará

1 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. O primeiro ônibus que eu vi fazendo esta linha. Foi o Caio Alpha Volvo B-58-E da Viação Brasília 23620, antigo 23036. E o que eu tive o prazer de pegar muitas vezes,também.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال