Ranking: As frotas mais novas de Fortaleza (atualizado)

O blog MOB Ceará, que é conhecido também pelas pesquisas próprias sobre o transporte coletivo de Fortaleza, está trazendo hoje mais uma pesquisa atualizada com relação a frota das empresas de ônibus urbano de Fortaleza.

Na pesquisa de hoje, você vai saber quais são as frotas mais novas dentre as 13 empresas que constituem o sistema urbano de Fortaleza, e para começar, vamos apresentar os dados por ordem decrescente, confira:

13º Lugar

Em 13º lugar no ranking ficou a Cearense Transportes, que devido ainda não ter recebido os 5 veículos da renovação de 2014, está com uma idade média ótima, com 3,96 anos aproximadamente. O seu veículo mais velho é de ano 2005.


12º Lugar

Por mera coincidência, a São José que possui o código operacional 12, ficou na 12ª colocada, com uma idade média da frota de 3,95, muito pouca diferença entre a Cearense Transportes.

11º Lugar

Nesta posição ficou a maior empresa de ônibus de Fortaleza, a Vega. Com 292 veículos, sua frota operante possui idade média de 3,94.

10º Lugar

No 10º lugar está a Santa Maria, com uma idade média da frota de 3,81, empresa esta que foi a mais bem colocada em uma pesquisa mensal do sindiônibus em relação a eficiência de modo geral de suas operações.

9º Lugar

Na nona posição, ficou a Dragão do Mar, com uma idade média da frota de aproximadamente 3,79. O veículo mais velho possui ano de fabricação 2007.

Este veículo não foi contabilizado na pesquisa

8º Lugar

No 8º lugar ficou a Aliança Transportes que manteve segundo uma pesquisa do sindiônibus, o segundo lugar no quesito eficiência, a empresa está com uma idade média aproximada em 3,76.


7º Lugar

No sétimo lugar ficou a Viação Urbana, terceira maior empresa no sistema integrado de Fortaleza, a idade média da frota da empresa até o momento está em 3,64 aproximadamente. A empresa ainda vai receber neste ano mais veículos para a renovação de frota.

6º Lugar

No 6º lugar ficou a Viação Siará Grande, que possui como veículo mais velho de frota os 2007, a mesma está com uma idade média da frota de 3,5 anos.

5º Lugar

Na quinta colocada ficou a Terra Luz, que mesmo reativando os veículos 41466 e 41467, está com uma idade média da frota ótima, com 3,4 anos.


4º Lugar

No 4º lugar segundo as pesquisas do MOB, ficou a Fretcar Transportes, que está com uma frota muito nova, com idade média de 3,39 aproximadamente. A empresa possui 88 veículos no setor urbano.

3º Lugar

Em terceiro lugar está a Viação Santa Cecília, que neste ano fez uma renovação de 19 veículos novos, a idade média da frota da ''36'' está com 3,34, resultado muito próximo ao da Fretcar. Aproveitando a oportunidade, o MOB anuncia que a empresa reativou 5 veículos 2008, cujo os prefixos são: 36821, 36822, 36825, 36829 e 36830.

2º Lugar

Na vice-liderança desta pesquisa realizada pelos busólogos do MOB Ceará, está a Viação Fortaleza, com uma idade média da frota de 3,02. A empresa sempre ocupa as melhores posições em relação a este tema nas pesquisas do nosso blog.

1º Lugar

Para muitos não foi surpresa, já que ''carro novo'' já é uma marca registrada na tradicional Maraponga, sua frota está com idade média de 2,44. A frota da empresa Maraponga está tão nova que a mesma poderia ficar o restante de 2014 e 2015 sem necessidade de renovação e mesmo assim estaria dentro das normas da licitação, que exige uma idade máxima da frota de 4,5 anos. O MOB Ceará mais uma vez parabeniza a todas as empresas de transporte urbano de Fortaleza pelos bons índices.

Este veículo não foi contabilizado na pesquisa

Vale ressaltar que todos os dados dessa pesquisa são baseados somente no ano apresentado nas numerações dos veículos, e não na fabricação exata do chassi. Também informamos que não há muita diferença na idade média entre as demais empresas não citadas, pois após a licitação de 2012, todas as empresas estão com a idade média em excelência, sendo que a frota mais velha de Fortaleza, possui idade de 3,96, sabendo-se que o máximo permitido é de 4,5, portanto não há uma frota irregular no sistema urbano de Fortaleza. A pesquisa apresenta dados aproximados do real, pois contabilizamos a idade de ano em ano e não consideramos os meses.

Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال