MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

domingo, 31 de agosto de 2014

Mini Paixão: CTC 09056

O MOB Ceará apresenta na edição de hoje, mais um clássico do transporte coletivo da capital cearense, retratado na forma de uma das miniaturas que mais chamam a atenção dos busólogos. É o ônibus articulado 09056 da CTC, que pertence ao busólogo Renato Garcia.


Na história do transporte coletivo cearense, existiram diversos ônibus articulados em operação. Alguns deles, eram do tipo "Papa-Fila", enquanto outros eram conhecidos por "Romeu e Julieta".
 
Romeu e Julieta
No entanto, há outro tipo de ônibus articulado, que possui uma sanfona e possibilita o acesso fácil dos passageiros entre um compartimento e outro.
Dois ônibus articulados "sanfonados" foram testados na capital recentemente pela São José Transportes Urbanos, enquanto outro foi testado pela CTC no fim da década de 1990.


Sendo assim, ao todo, existiram apenas quatro ônibus articulados que circularam efetivamente nas ruas de Fortaleza, que iniciaram suas atividades no começo do ano 1990. Com prefixos 09053 a 09056, os ônibus eram equipados com chassi Volvo B-58 e carroceria Thamco Padron Águia, com três portas originais.


Eles permaneceram em atividades até meados do ano 2000, quando foram desativados definitivamente.

Para relembrar uma época áurea do transporte urbano, o busólogo Renato Garcia encomendou a sua miniatura ao artesão Sérgio Maciel, pedindo que a fizesse com as características externas da metade da década de 1990, período em que os ônibus ostentavam a pintura azul troncal.

Fã da CTC desde a infância, Renato relata com entusiasmo um pouco da história de sua miniatura:

"Essa miniatura foi confeccionada em 2008. Praticamente toda semana eu me deslocava até a casa do Serbus Miniaturas pra acompanhar todo o processo e registrar tudo em foto.


Foi a primeira miniatura articulada que o Serbus fabricou e foi também a primeira miniatura que adquiri. Entrei em contato com a CTC e pedi a placa do 09056. Prontamente a empresa me respondeu.

Vários busólogos já quiseram comprar essa miniatura, mas não está à venda. Inclusive tem meu nome completo no destino.

Então a forma que encontrei de matar a saudade desses ônibus é por meio da miniatura. Não posso ter meu articulado em tamanho real, então tenho minha miniatura que me traz grandes e felizes recordações, da época da minha infância e adolescência.

O resultado do empenho de Renato é uma miniatura que chama a atenção em qualquer exposição em que ela participa. Confira mais imagens da "Mini Paixão" de Renato Garcia:


Fonte: MOB Ceará

Um comentário:

Ricardo disse...

mt bom, mas ficaria melhor se bolasse um sistema de aberturas de porta e intinerario nem que fosse os medelos antigos sem ser os digitais ou led (os que eram manuais)

Tradutor