Mini Paixão: CTC 09056

O MOB Ceará apresenta na edição de hoje, mais um clássico do transporte coletivo da capital cearense, retratado na forma de uma das miniaturas que mais chamam a atenção dos busólogos. É o ônibus articulado 09056 da CTC, que pertence ao busólogo Renato Garcia.


Na história do transporte coletivo cearense, existiram diversos ônibus articulados em operação. Alguns deles, eram do tipo "Papa-Fila", enquanto outros eram conhecidos por "Romeu e Julieta".
 
Romeu e Julieta
No entanto, há outro tipo de ônibus articulado, que possui uma sanfona e possibilita o acesso fácil dos passageiros entre um compartimento e outro.
Dois ônibus articulados "sanfonados" foram testados na capital recentemente pela São José Transportes Urbanos, enquanto outro foi testado pela CTC no fim da década de 1990.


Sendo assim, ao todo, existiram apenas quatro ônibus articulados que circularam efetivamente nas ruas de Fortaleza, que iniciaram suas atividades no começo do ano 1990. Com prefixos 09053 a 09056, os ônibus eram equipados com chassi Volvo B-58 e carroceria Thamco Padron Águia, com três portas originais.


Eles permaneceram em atividades até meados do ano 2000, quando foram desativados definitivamente.

Para relembrar uma época áurea do transporte urbano, o busólogo Renato Garcia encomendou a sua miniatura ao artesão Sérgio Maciel, pedindo que a fizesse com as características externas da metade da década de 1990, período em que os ônibus ostentavam a pintura azul troncal.

Fã da CTC desde a infância, Renato relata com entusiasmo um pouco da história de sua miniatura:

"Essa miniatura foi confeccionada em 2008. Praticamente toda semana eu me deslocava até a casa do Serbus Miniaturas pra acompanhar todo o processo e registrar tudo em foto.


Foi a primeira miniatura articulada que o Serbus fabricou e foi também a primeira miniatura que adquiri. Entrei em contato com a CTC e pedi a placa do 09056. Prontamente a empresa me respondeu.

Vários busólogos já quiseram comprar essa miniatura, mas não está à venda. Inclusive tem meu nome completo no destino.

Então a forma que encontrei de matar a saudade desses ônibus é por meio da miniatura. Não posso ter meu articulado em tamanho real, então tenho minha miniatura que me traz grandes e felizes recordações, da época da minha infância e adolescência.

O resultado do empenho de Renato é uma miniatura que chama a atenção em qualquer exposição em que ela participa. Confira mais imagens da "Mini Paixão" de Renato Garcia:


Fonte: MOB Ceará

1 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. mt bom, mas ficaria melhor se bolasse um sistema de aberturas de porta e intinerario nem que fosse os medelos antigos sem ser os digitais ou led (os que eram manuais)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال