Os únicos ônibus do SIT com climatizador

Em tempos de ampla ascensão no uso do ar-condicionado nos ônibus urbanos de Fortaleza, um equipamento passa desapercebido por várias pessoas. O climatizador de ar tem algumas semelhanças com equipamento mais conhecido, ou seja, ele também tem o objetivo de proporcionar um clima mais ameno em seu ambiente.

A forma de resfriamento do ambiente do climatizador de ar é mais simples que a do ar-condicionado, e os resultados também são mais tímidos. Um ventilador interno puxa o ar para dentro do aparelho e a água do compartimento evapora, fazendo com que, assim, o ar lançado no ambiente seja acompanhado dessas gotículas de água evaporadas e que a temperatura do mesmo, seja reduzida. Todo esse processo é continuo e permite que o ambiente tenha um ar sempre renovado.

Como principal vantagem, o climatizador de ar tem o baixo consumo de energia, consumido até nove vezes menos que um equipamento de ar-condicionado similar. Além disso, o ambiente não precisa estar fechado para estar com temperatura agradável e o ar sempre é renovado, e não apenas reciclado.


Assim, o climatizador é uma boa opção para aplicações que não exigem grandes mudanças de temperatura, com a vantagem de economizar mais combustível. 

Em Fortaleza, nove ônibus urbanos circulam com o equipamento, das empresas Via Urbana São José e Aliança. Além deles, vários microônibus que circulam no transporte complementar pela Cootraps também são equipados com climatizador.


Os micro ônibus da São José Transporte Urbano eram veículos de pronta entrega da Ceará Diesel, concessionária Mercedes-Benz em Fortaleza. Com prefixos 12218 a 12222, 12401 e 12402, os micros possuem carroceria Caio Foz e chassi Mercedes-Benz, sendo que os cinco primeiros são equipados com chassi LO-915, enquanto os dois últimos são da linha LO-916 Euro 5.


Na Via Urbana, o único ônibus com climatizador possui código operacional 30125 e possui carroceria Marcopolo Torino modelo 2007, montada sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1722.



E na Aliança, o representante desta matéria é o 21105, que também possui carroceria Marcopolo Mercedes-Benz, a exemplo do veículo da "30", mas é equipado com o chassi leve da marca alemã, o OF-1418.



Fonte: MOB Ceará

1 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال