Operação Copa: Última operação do plano de mobilidade terá reforço de 50 ônibus

O saldo do plano de mobilidade que garantiu a ida de mais de 200 mil torcedores de ônibus até o estádio durante o mundial em Fortaleza é positivo até o momento. Para garantir que a operação seja repetida com sucesso na partida de hoje a tarde, entre Brasil e Colômbia, a Prefeitura irá reforçar a frota de ônibus com mais 50 veículos. Os locais de estacionamento e de partida das linhas especiais continuam os mesmos e o início da operação acontecerá às 11h.


Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, os 300 ônibus que foram utilizados nos cinco jogos sediados na capital conseguiram atender a demanda de público. “A oferta de veículos extras será para garantir mais conforto aos passageiros e para termos mais agilidade no deslocamento desses carros onde a demanda estiver maior. Estamos prevendo um reforço na região da zona hoteleira e no aeroporto, pois muitos turistas chegarão horas antes da partida. Conseguiremos dar suporte nessas áreas sem afetar outras”, explica Raimundo Rodrigues, chefe da Divisão de Operações da Etufor.

A procura pelo transporte coletivo manteve uma média elevada de atendimento em todos os jogos, pois o serviço se mostrou confiável e ágil. Para a partida desta sexta-feira, a Etufor espera transportar 50 mil espectadores. “As pessoas preferem ir de ônibus, pois além de ser um serviço eficiente tem o diferencial da novidade e da animação. Pessoas que nunca tinham andado de ônibus experimentam o transporte pela primeira vez e com uma energia que só uma copa do mundo traz para a cidade”, acrescenta Rodrigues.

O trabalho operacional é reforçado com a presença de 290 colaboradores da Etufor que ficam localizados nos bolsões de estacionamento, nos locais de desembarque e no entorno da Arena Castelão para dar informações e organizar o embarque dos passageiros.

Bloqueios viários

A operação de trânsito tem início à meia-noite com a remoção dos veículos estacionados em locais proibidos e implantação dos principais postos de triagem e bloqueios. A partir de 9 horas, toda a área do entorno da Arena Castelão estará bloqueada, podendo ter acesso apenas veículos credenciados. Um efetivo de 170 agentes de trânsito, distribuídos em 45 viaturas e 20 motos, farão o monitoramento da região contando com o auxílio de cinco reboques para desobstrução das ruas e avenidas, caso seja necessário.


O controle veicular será intensificado nas avenidas principais que dão acesso ao Castelão, como os cruzamentos: Alberto Craveiro X Senador Carlos Jereissati, Juscelino Kubitschek X Presidente Costa e Silva (Perimetral), Dep. Paulino Rocha X BR-116, Dr. Silas Munguba X R. Des. Otacílio Peixoto, Av. Alberto Craveiro X R. Paula Frassinetti e Av. Paulino Rocha X R. Cel. Zacarias José de França.

NÚMEROS ETUFOR

* Equipe operacional - 290 profissionais
* Ônibus - 350
* Vans - 10
* Início da operação – 6 horas antes da partida
* Final da operação – 4 horas após a partida (Obs.: Na prática, a Etufor tem realizado a operação de dispersão do público em menos de 2h. Em todos os jogos realizados até hoje a média é 1h30).
* Bolões de estacionamento – 7 (Iguatemi; Unifor; Via Sul Shopping; Centro Administrativo do Cambeba; Shopping Parangaba; North Shopping Jóquei; Campus do Pici)
* Linhas especiais – 11
953 - Unifor/Arena Castelão
954 - Via Sul/Arena Castelão
990 - Iguatemi/Arena Castelão
960 - Cambeba/Arena Castelão
952 - Zona Hoteleira/Arena Castelão
961 - Parangaba/Arena Castelão
971 – Shopping Jóquei/Arena Castelão
962 - Campus do Pici/Arena Castelão
951 - Aeroporto/Arena Castelão
969 – Praia do Futuro/Iguatemi
968 – Caça e Pesca/Iguatemi

Fonte: Etufor

1 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Vale ressaltar também o trabalho operacional da equipe do sindionibus que foi de grande importância, inclusive com os seu auxiliares que falavam outra lingua como inglês fluente e o esponhol. Parabens para motoristas e auxiliares do sindionibus e etufor.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال