Linha do dia: 045-Conj. Ceará/Papicu via Montese

Na edição de hoje, o MOB Ceará vai revelar um pouco da trajetória de uma das linhas mais populares do sistema integrado de Fortaleza, a linha 045 - Conj. Ceará/Papicu via Montese.

Atualmente sendo operada pela Auto Viação Dragão do Mar, a linha 045 - Conjunto Ceará/Papicu via Montese iniciou suas atividades em 1989, operada pela empresa municipal CTC - Companhia de Transporte Coletivo. A linha foi lançada em um programa que incentivava o acesso ao bairro Conjunto Ceará, que contou também com o lançamento da linha Conjunto Ceará/Iguatemi via Oliveira Paiva. O lançamento ocorreu com um desfile de vários ônibus novos adquiridos naquele ano, que eram equipados com carroceria Caio Vitória e chassi Mercedes-Benz OF-1315

Após a inauguração dos Terminais de Integração de Fortaleza, que ocorreram entre 1992 e 1993, a linha passou a acessar os terminais correspondentes ao nome, ou seja, os terminais Conjunto Ceará e Papicu, além de também passar pelos terminais Parangaba e Lagoa.

A título de curiosidade, a linha possuía a variante Expressa, que embarcava e desembarcava apenas nos quatro terminais citados. Enquanto a linha Conj. Ceará/Papicu - Expresso existiu, ela possuía o código operacional 045, enquanto a linha convencional era cadastrada com o número 044.

Em meados do ano 1996, houve uma reformulação em diversas linhas que circulavam nos terminais Parangaba e Lagoa, o que implicou em algumas consequências, como por exemplo: A extinção da linha Expressa; O fim da circulação da linha Conjunto Ceará/Papicu no terminal de Parangaba; A criação da linha Parangaba/Papicu via Montese.

Após a mudança, a linha Conjunto Ceará/Papicu passou a ocupar o código 045, enquanto a nova linha, que ligava o terminal Parangaba ao Papicu, ficou com o prefixo 044.

Em 2000, a CTC desativou todos os seus quatro veículos articulados, dos quais alguns operavam na linha, como o de prefixo 09916. Em 2001, a CTC arrendou algumas tabelas da linha, e com isso algumas empresas como a Rota Expressa, que escalou o seu novíssimo 33021, a São José de Ribamar com o seu acessível 10010, entre outras, assim, a linha que era somente operada pela estatal, acabou tendo o auxilio das empresas de iniciativa privada por prazo determinado.

Entre 2002 e 2003, outras empresas também ganharam algumas tabelas, algumas substituíram outras permissionárias, outras receberam diretamente da CTC.

Em 2004 com o fechamento da CTC e a ultima licitação, as empresas que estavam operando na linha 045-Conjunto Ceará/Papicu, receberam mais tabelas, como a Terra Luz, e finalizaram as permutas ficando a linha dividida com as seguintes empresas:


A partir de 2007, houveram algumas trocas de empresas devido um consórcio gerenciado pelo Sindiônibus, porém antes da licitação, ficou definida a empresa que iria operar na linha 045 sozinha, que foi a Auto Viação Dragão do Mar em 2009.

Em 2010, a ETUFOR com a finalidade de otimizar o tempo da viagem da linha bem como desafogar as filas do Terminal da Lagoa, desmembrou a linha 045-Conj. Ceará/Papicu e retirou 4 veículos dela, para somar com mais quatro e gerar a 085-Lagoa/Aldeota/José Bastos, que ajudou no deslocamento demanda da linha, com isso, a 045 deixou de entrar no Terminal da Lagoa.

Atualmente  a frota da linha 045 é composta por 27 veículos, com frequência de 4 à 5 minutos de acordo com os horários da ETUFOR. Confira mais dados:

Fonte: MOB Ceará

5 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. A permanência da Dragão do mar operando nesta linha. É um sinal de que este negócio de consócio ainda não está sendo respeitado por algumas empresas. Cabe a prefeitura tomar providências e organizar melhor o sistema.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de falar que chego na Av. Pontes Vieira para aguarda o onibus da linha 45 em média às 05.10hs da manhã, no sentido papicu x conjunto ceará,o primeiro veiculo a passar é em média as 05.40hs, porque acontece isto, enquanto o veiculo da linha 44 Parangaba passa 03 veiculos, porque a linha 44 é tão deficiente ou carente, cadê ETUFOR que não organizar estes horários.

    ResponderExcluir
  3. Cadê,a,linha,conjunto,ceará,paragaba,,por,favo,coloque,,essa,linha,no,terminal,da,paragaba

    ResponderExcluir
  4. Ja deveriam ter criado linha conjunto Ceará/parangaba sendo operada pela siara grande e a sao jose melhoraria muito .

    ResponderExcluir
  5. A 045 merece ser operada pela 14 e pela 12. A 42 merece sair pois tem nada ver com o bairro e ainda anda na 327, 385 e 322. Ou trocar pela 02 no mínimo.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال