A Ceará Diesel, concessionária Mercedes-Benz no Ceará, realizou uma palestra na noite desta quinta-feira, 30, voltada à necessidade de implantação do sistema de transporte rápido por ônibus, o BRT.
A palestra, que contou com autoridades, empresários do setor e vários busólogos, foi dirigida pelo engenheiro mecânico Gustavo Nogueira, que, mostrou suas experiências com o BRT em diversos locais do mundo.
Com a palestra, a Mercedes-Benz demonstrou as qualidades do seu modelo de chassi O-500 articulado para aplicações no BRT, e que em breve poderá estar à disposição dos usuários fortalezenses.
O chassi O-500 articulado, destinado ao segmento urbano, está disponível no mercado em quatro versões:
- O-500 UA: piso baixo e três eixos.
- O-500 UDA: piso baixo e quatro eixos (carroceria de até 23 metros)
- O-500 MA: piso normal e três eixos
- O-500 MDA: piso normal e quatro eixos (carroceria de até 23 metros)
O sistema BRT (Bus Rapid Transit) é uma modalidade de transporte coletivo que combina o conforto e a agilidade do metrô com a flexibilidade e o baixo custo do transporte por ônibus. Para conseguir a agilidade necessária, o sistema propõe a utilização de estações exclusivas para o ônibus (semelhante aos metrôs) e a utilização de vias segregadas, onde a velocidade média tende a aumentar consideravelmente.
O sistema teve origem na cidade de Curitiba em 1979, e é atualmente uma tendência mundial, adotada em várias metrópoles e que está prestes a ser implantado na capital cearense.