MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Terra Luz: 12 anos brilhando no transporte cearense

Foi no dia 21 de Dezembro de 2003 que apareceu aos olhos dos busólogos e passageiros do transporte de Fortaleza, uma nova empresa, que ganhou o nome Terra Luz.

A empresa do senhor Carlos Feitosa de Albuquerque Lima, que também é apaixonado por ônibus, surgiu através de uma cisão com a Rota Expressa, onde naquele primeiro momento ela ficou com 61 carros dos 71 que a Rota Expressa possuía, o que representou 86% da frota total.

A Terra Luz se destacou ao longo desses 12 anos com diversas atividades, que marcaram o a história dela na cidade de Fortaleza. Em 2004, a empresa foi pioneira no sistema urbano de Fortaleza a experimentar o chassi Mercedes-Benz OF-1722M, através dos seus carros de prefixos 41466 e 41467. Os ônibus foram inaugurados na linha 052-Grande Circular 2, e depois foram remanejados para a linha 068-Messejana/Papicu no ano de 2005, quando a empresa adquiriu um total de 10 Volkswagen junto com a Rota Expressa, que ainda dividia a garagem com a Terra Luz.

No ano de 2006, a empresa juntamente das empresas Rota Expressa e Vega,  experimentou o combustível Biodiesel da Petrobrás, e todos os 67 veículos que compunham a frota naquela época foram contemplados. Naquele mesmo ano a empresa desativou da frota os dois únicos ônibus do sistema a possuir o chassi Scania F94HB, que possuíam os prefixos 41001 e 41002 e rodavam na linha 600-Messejana/Frei Cirilo/Expresso.

Em 2009 a Terra Luz tomou seu rumo sozinha, sem ligação com a Rota Expressa, e alugou a antiga garagem da Viação Bons Amigos, local onde até o momento a empresa ainda está instalada. Com a divisão de 2009, as duas empresas ficaram com 50% de tudo, e hoje lamentavelmente apenas a Terra Luz sobreviveu aos maus momentos econômicos que o país enfrenta.

Neste ano de 2015 a empresa adquiriu 7 carros novos, todos equipados com ar-condicionado e suspensão pneumática. Os ônibus com carroceria alongada são os únicos com o modelo Caio Apache Vip IV e chassi Mercedes-Benz OF-1724L do sistema urbano de Fortaleza. Um detalhe é que um dos ônibus foi adquirido da concessionária Ceará Diesel, que mantinha um carro em regime de pronta entrega, porém, até o momento o ônibus ainda se encontra na concessionária, aguardando finalizar os trâmites de transferência, e deva operar pela Terra Luz apenas no ano que vem. A empresa mantém atualmente uma frota de 59 veículos, sendo 80% equipada com elevador para cadeirantes, 10,1% climatizada e 100% Caio, com idade média de 4,0 anos.

O MOB Ceará parabeniza a todos os funcionários da Terra Luz Transportes S/A pelos 12 anos de história, e deseja que a empresa continue firme e forte na caminhada em busca da perfeição no atendimento ao usuário do transporte coletivo.

Fonte: MOB Ceará

3 comentários:

washington siqueira disse...

so de ser 100% Caio ja merece meu respeito e admiração!

lucas sousa disse...

Caio!!!!! E top

Busão de Natal disse...

Caio é Caio.
Foi graças a ela que vim gostar de ônibus, na década de 90 Natal era só o que tinha.

Tradutor