MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Ranking das frotas mais novas do metropolitano Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

sábado, 23 de maio de 2015

O primeiro Torino 99 da São Francisco

O MOB Ceará vai abordar boa parte da história do primeiro Marcopolo Torino adquirido de fábrica pela saudosa São Francisco Transporte e Turismo.

A aquisição do primeiro  Marcopolo Torino recém lançado, ocorreu no ano de 1999, quando a São Francisco encomendou dentre os seus 3 ônibus novos, que naquele ano representou cerca de 7% da frota total operante, um Torino montado sob o chassi Mercedes-Benz OF-1721.

O ônibus ganhou o prefixo 25305, e esbanjava beleza e charme em sua  estrutura, pois o carro possuía calotas, vidros fumê, a máscara branca entre os farois que era adotada pela empresa e também pela Autoviária Freitas, e um piso muito bem cuidado, pois a São Francisco em dias de domingo, parava seus carros mais novos para uma limpeza bem diferenciada dos demais veículos da frota. O Torino era efetivo da linha 387-Jardim Jatobá/Centro/Expresso.

Em 2000, o belo ônibus foi renumerado para 25905, devido as exigências da ETTUSA (órgão fiscalizador do transporte e do trânsito de Fortaleza), mas continuou operando na mesma linha, sendo até aquele momento, o único do modelo fabricado na Ciferal, no estado do Rio de Janeiro.


Em 2001, o ônibus deu lugar na linha 387 à um carro dois anos mais novo, e foi remanejado para a linha 360-Siqueira/João Pessoa. Naquele ano, rolavam boatos de que o mesmo ia operar na linha 052-Grande Circular 2 cujo a extinta CTC estava arrendando algumas tabelas, mas acabou não acontecendo. O ônibus era um dos mais novos da linha 360 e operou lá até 2004, quando foi transferido para a Cearense Transportes e mudou de linha.

Na Cearense, ele foi escalado na linha 390-Av. João Pessoa, única linha que a empresa tinha dentro do terminal da Parangaba, e lá ele operou por mais um bom tempo. Durante esse tempo, mais precisamente em 2006, a Cearense reformou o carro, colocando uma descarga cromada, pintura azul bebê que era a mais recente padronização daquele ano, entre alguns detalhes internos, e continuou operando na linha até que poucos anos depois, ele foi transferido para a linha 355-Siqueira/José Bastos, onde passou pouco tempo efetivo.

Após passar esse curto período na linha 355, o 43905 da Cearense foi operar na linha 356-Genibau/Lagoa, e em seguida na 342-Parque São Vicente, onde operou até ser desativado, no ano de 2011.


Fonte: MOB Ceará

Nenhum comentário:

Tradutor