MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Ranking das frotas mais novas do metropolitano Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Prefeitura implanta primeira fase do Corredor Expresso Fortaleza na Av. Bezerra de Menezes

A partir deste sábado (18/04), os usuários se beneficiarão com um aumento de até 40% da velocidade dos ônibus da região da Antônio Bezerra/Centro. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (16/04), na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor)

Melhorar a fluidez no trânsito da cidade, possibilitando mais velocidade aos ônibus da região do Antônio Bezerra. Com esse objetivo, a Prefeitura de Fortaleza inicia as atividades da primeira etapa do Corredor Expresso Fortaleza no próximo sábado (18/04),com a operação do corredor exclusivo de ônibus Antônio Bezerra/Centro. 

Clique aqui para ver o mapa.

Para a viabilização do projeto, a Av. Bezerra de Menezes receberá 8,2km de extensão de faixa exclusiva de ônibus e implementação do embarque no canteiro central da via. Além disso, as 26 linhas de ônibus locais passarão por mudanças. A expectativa é que 131.000 passageiros/dia sejam beneficiados.

A primeira etapa desta operação se dará com a utilização dos abrigos de ônibus junto ao canteiro central, tendo, em seu segundo momento, implementação das atividades nas 10 novas estações, que tem inauguração prevista para o dia 30 de junho.

O Presidente da Etufor, Antônio Ferreira, falou da importância do início das atividades para o aumento da velocidade nos percursos da região: “Nós vamos diminuir o tempo de viagem em, no mínimo, 40% para o usuário. Ou seja, a velocidade média comercial do sistema de transporte tende a aumentar, uma vez que, nós estamos saindo da faixa exclusiva para um corredor exclusivo”.


Já o secretário de Infraestrutura do Município, Samuel Dias, aproveitou para destacar a importância do momento que será complementar às ações do corredor Antônio Bezerra/Papicu. “De fato, já vamos ter uma faixa exclusiva segregada na Bezerra de Menezes e ao longo da Domingos Olímpio, Antônio Sales, até o entroncamento com Av. Engenheiro Santana Júnior. Temos quase que todo este corredor implantado. O que falta para que a gente termine, efetivamente, o Corredor Antônio Bezerra/Papicu é a obra de arte e o túnel entre o cruzamento da Engenheiro Santana Júnior com Padre Antônio Tomas, obra esse que se inicia no final do mês de abril e tem previsão de término para agosto do próximo ano”, disse.

O corredor Expresso Fortaleza contará com faixa de uso único para ônibus, disponibilização de paradas em nível, estações junto ao canteiro central e ônibus articulados equipados com Ar condicionado, câmbio automático e suspensão pneumática.

A Etufor alerta aos usuários que algumas alterações irão provocar, desde mudanças nos itinerários das linhas, até criação de novas linhas e absorção de linhas por outras já existentes.

As duas linhas compostas por vans terão seus itinerários totalmente transferidos: a linha 713-Santos Dumont/Perimetral passa para a Rua Gustavo Sampaio (sentido Oeste-Leste) e Rua Azevedo Bolão (sentido Leste-Oeste)e a 757 – Vila Velha/Centro para a Avenida Sargento Hermínio. 

As demandas de usuários, das seguintes linhas, serão absorvidas por outras linhas já existentes, ampliando a oferta de veículos e as opções de deslocamento:


Outras três linhas serão criadas: 106, 226 e 286. A linha 106 – Floresta/Centro faz percurso complementar à 206 - Padre Andrade/Antônio Bezerra. A linha 226 - Expresso/Antônio Bezerra/Messejana complementa a 026 - Antônio Bezerra/Messejana. Já a linha 286 - Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont complementa a 086 - Bezerra de Menezes/Santos Dumont. A linha 200 - Antônio Bezerra/Centro que fazia o itinerário apenas aos domingos passa a circular diariamente. 


Algumas linhas serão expressas, ou seja, não param na Avenida Bezerra de Menezes, são elas:

096 - Conjunto Ceará/Barão de Studart (com paradas a partir da Av. Antônio Sales)
098 - Expresso/Antônio Bezerra/Papicu (com paradas a partir da Av Duque de Caxias a partir da Tristão Gonçalves)
226 - Expresso/Antônio Bezerra/Messejana (com paradas a partir da Av Aguanambi)
286 - Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont (com paradas a partir da Av Tristão Gonçalves, na Estação de metrô José de Alencar)

Três linhas terão seus nomes modificados, confira abaixo:


As 19 linhas abaixo mantêm seu itinerário sem alterações ou sofrem pequenas modificações:

026 - Antônio Bezerra/Messejana
028 - Antônio Bezerra/Papicu
060 - Parquelândia/Parangaba
071 - Antônio Bezerra/Mucuripe
074 - Antônio Bezerra/Unifor
076 - Cj Ceará/Aldeota
079 - Antônio Bezerra/Náutico
086 - Bezerra de Menezes/Santos Dumont
088 - Antônio Bezerra/Albert Sabin (alteração no percurso - sai da José Sombra e passa para a Rua Justiniano de Serpa)
096 - Cj Ceará/Barão de Studart
098 - Expresso/Antônio Bezerra/Papicu
200 - Antônio Bezerra/Centro (ponto final será na Estação de Metrô José de Alencar)
222 - Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales
226 - Expresso/Antônio Bezerra/Messejana
286 - Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont
389 - Jovita Feitosa
855 - Bezerra de Menezes/Washington Soares (alteração no percurso - sai da José Sombra e passa para a Justiniano de Serpa)
037 - Corujão/Cj. Ceará/Aldeota
039 - Corujão/Av. Bezerra de Menezes

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Um comentário:

Anônimo disse...

As linhas 108, 302, 200, 028, 098 vão continuar com o mesmo intinerário?

Tradutor