Prefeitura implanta primeira fase do Corredor Expresso Fortaleza na Av. Bezerra de Menezes

A partir deste sábado (18/04), os usuários se beneficiarão com um aumento de até 40% da velocidade dos ônibus da região da Antônio Bezerra/Centro. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (16/04), na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor)

Melhorar a fluidez no trânsito da cidade, possibilitando mais velocidade aos ônibus da região do Antônio Bezerra. Com esse objetivo, a Prefeitura de Fortaleza inicia as atividades da primeira etapa do Corredor Expresso Fortaleza no próximo sábado (18/04),com a operação do corredor exclusivo de ônibus Antônio Bezerra/Centro. 

Clique aqui para ver o mapa.

Para a viabilização do projeto, a Av. Bezerra de Menezes receberá 8,2km de extensão de faixa exclusiva de ônibus e implementação do embarque no canteiro central da via. Além disso, as 26 linhas de ônibus locais passarão por mudanças. A expectativa é que 131.000 passageiros/dia sejam beneficiados.

A primeira etapa desta operação se dará com a utilização dos abrigos de ônibus junto ao canteiro central, tendo, em seu segundo momento, implementação das atividades nas 10 novas estações, que tem inauguração prevista para o dia 30 de junho.

O Presidente da Etufor, Antônio Ferreira, falou da importância do início das atividades para o aumento da velocidade nos percursos da região: “Nós vamos diminuir o tempo de viagem em, no mínimo, 40% para o usuário. Ou seja, a velocidade média comercial do sistema de transporte tende a aumentar, uma vez que, nós estamos saindo da faixa exclusiva para um corredor exclusivo”.


Já o secretário de Infraestrutura do Município, Samuel Dias, aproveitou para destacar a importância do momento que será complementar às ações do corredor Antônio Bezerra/Papicu. “De fato, já vamos ter uma faixa exclusiva segregada na Bezerra de Menezes e ao longo da Domingos Olímpio, Antônio Sales, até o entroncamento com Av. Engenheiro Santana Júnior. Temos quase que todo este corredor implantado. O que falta para que a gente termine, efetivamente, o Corredor Antônio Bezerra/Papicu é a obra de arte e o túnel entre o cruzamento da Engenheiro Santana Júnior com Padre Antônio Tomas, obra esse que se inicia no final do mês de abril e tem previsão de término para agosto do próximo ano”, disse.

O corredor Expresso Fortaleza contará com faixa de uso único para ônibus, disponibilização de paradas em nível, estações junto ao canteiro central e ônibus articulados equipados com Ar condicionado, câmbio automático e suspensão pneumática.

A Etufor alerta aos usuários que algumas alterações irão provocar, desde mudanças nos itinerários das linhas, até criação de novas linhas e absorção de linhas por outras já existentes.

As duas linhas compostas por vans terão seus itinerários totalmente transferidos: a linha 713-Santos Dumont/Perimetral passa para a Rua Gustavo Sampaio (sentido Oeste-Leste) e Rua Azevedo Bolão (sentido Leste-Oeste)e a 757 – Vila Velha/Centro para a Avenida Sargento Hermínio. 

As demandas de usuários, das seguintes linhas, serão absorvidas por outras linhas já existentes, ampliando a oferta de veículos e as opções de deslocamento:


Outras três linhas serão criadas: 106, 226 e 286. A linha 106 – Floresta/Centro faz percurso complementar à 206 - Padre Andrade/Antônio Bezerra. A linha 226 - Expresso/Antônio Bezerra/Messejana complementa a 026 - Antônio Bezerra/Messejana. Já a linha 286 - Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont complementa a 086 - Bezerra de Menezes/Santos Dumont. A linha 200 - Antônio Bezerra/Centro que fazia o itinerário apenas aos domingos passa a circular diariamente. 


Algumas linhas serão expressas, ou seja, não param na Avenida Bezerra de Menezes, são elas:

096 - Conjunto Ceará/Barão de Studart (com paradas a partir da Av. Antônio Sales)
098 - Expresso/Antônio Bezerra/Papicu (com paradas a partir da Av Duque de Caxias a partir da Tristão Gonçalves)
226 - Expresso/Antônio Bezerra/Messejana (com paradas a partir da Av Aguanambi)
286 - Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont (com paradas a partir da Av Tristão Gonçalves, na Estação de metrô José de Alencar)

Três linhas terão seus nomes modificados, confira abaixo:


As 19 linhas abaixo mantêm seu itinerário sem alterações ou sofrem pequenas modificações:

026 - Antônio Bezerra/Messejana
028 - Antônio Bezerra/Papicu
060 - Parquelândia/Parangaba
071 - Antônio Bezerra/Mucuripe
074 - Antônio Bezerra/Unifor
076 - Cj Ceará/Aldeota
079 - Antônio Bezerra/Náutico
086 - Bezerra de Menezes/Santos Dumont
088 - Antônio Bezerra/Albert Sabin (alteração no percurso - sai da José Sombra e passa para a Rua Justiniano de Serpa)
096 - Cj Ceará/Barão de Studart
098 - Expresso/Antônio Bezerra/Papicu
200 - Antônio Bezerra/Centro (ponto final será na Estação de Metrô José de Alencar)
222 - Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales
226 - Expresso/Antônio Bezerra/Messejana
286 - Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont
389 - Jovita Feitosa
855 - Bezerra de Menezes/Washington Soares (alteração no percurso - sai da José Sombra e passa para a Justiniano de Serpa)
037 - Corujão/Cj. Ceará/Aldeota
039 - Corujão/Av. Bezerra de Menezes

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

1 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. As linhas 108, 302, 200, 028, 098 vão continuar com o mesmo intinerário?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال