Ceará Diesel apresenta novidades em evento noturno MS Turismo realiza visita e passeio com o MOB Ceará MOB Ceará conhece Via Metro e Guanabara de Juazeiro do Norte Busólogos procuram relíquias em Redenção-CE Visita na Viação Pernambucana MOB Ceará participa de evento em Londrina-PR Busca de antiguidades em Juazeiro do Norte

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Os Sanremos da São José de Ribamar

Vários usuários ou apenas admiradores da história da Empresa São José de Ribamar, sabem que a frota da empresa contou com alguns ônibus modelo Sanremo. Através desta matéria, o MOB Ceará vai mostrar os detalhes sobre os sete ônibus que possuíam a emblemática carroceria da marca gaúcha Marcopolo.
Fabricado pela encarroçadora gaúcha Marcopolo desde 1978, o Sanremo é o resultado da aquisição da conterrânea Furcare Nimbus, que durante boa parte da década de 1970 fabricou um modelo denominado Haragano. Após a aquisição da Nimbus pela Marcopolo, o Haragano continuou a ser fabricado até a fábrica mudar sua denominação para Invel S/A em 1979.
Em Fortaleza, o Marcopolo Sanremo teve um relativo sucesso. Diversas empresas adquiriram o modelo, como a Salete, Autoviária Freitas e a São José de Ribamar. Esta última possuiu ao todo sete Sanremos com motorização traseira e fabricação 1982.
Confira abaixo a listagem dos prefixos dos Sanremos da empresa, que são o resultado das pesquisas realizadas pelo MOB Ceará, junto à memoria da Empresa São José de Ribamar. 

16 - Mercedes-Benz OH-1419


17 - Mercedes-Benz OH-1313


18 - Mercedes-Benz OH-1313


23 - Mercedes-Benz OH-1313 alongado


24 - Mercedes-Benz OH-1517


27 - Mercedes-Benz OH-1419


30 - Mercedes-Benz OH-1313


Os últimos ônibus foram desativados em meados de 1992, mas em junho de 1991, ainda operavam: 16, 17, 18 e 30, que foram substituídos depois por 3 ônibus Marcopolo Torino LN e um Busscar Urbanus.

18 tinha a frente semelhante a este ônibus
Cabe frisar a curiosidade sobre o Sanremo 18, que originalmente tinha a frente rebaixada logo acima do para-brisa, com a caixa de itinerário no canto direito, similar aos ônibus rodoviários. Após um acidente, o veículo teve frente e lateral completamente destruídas, e ganhou a frente igual aos outros Sanremo quando foi reformado.

Através de várias pesquisas, o MOB Ceará encontrou o paradeiro de um dos poucos Sanremo Ex-10 sobreviventes. Infelizmente, pouco tempo após a descoberta, ele foi completamente desmanchado para reciclagem de seu material metálico.


Fonte: MOB Ceará

Um comentário:

  1. Sensacional esse acervo de fotos dos Sanremo dessa empresa São José de Ribamar!Parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected]
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Tradutor