Os Sanremos da São José de Ribamar

Vários usuários ou apenas admiradores da história da Empresa São José de Ribamar, sabem que a frota da empresa contou com alguns ônibus modelo Sanremo. Através desta matéria, o MOB Ceará vai mostrar os detalhes sobre os sete ônibus que possuíam a emblemática carroceria da marca gaúcha Marcopolo.
Fabricado pela encarroçadora gaúcha Marcopolo desde 1978, o Sanremo é o resultado da aquisição da conterrânea Furcare Nimbus, que durante boa parte da década de 1970 fabricou um modelo denominado Haragano. Após a aquisição da Nimbus pela Marcopolo, o Haragano continuou a ser fabricado até a fábrica mudar sua denominação para Invel S/A em 1979.
Em Fortaleza, o Marcopolo Sanremo teve um relativo sucesso. Diversas empresas adquiriram o modelo, como a Salete, Autoviária Freitas e a São José de Ribamar. Esta última possuiu ao todo sete Sanremos com motorização traseira e fabricação 1982.
Confira abaixo a listagem dos prefixos dos Sanremos da empresa, que são o resultado das pesquisas realizadas pelo MOB Ceará, junto à memoria da Empresa São José de Ribamar. 

16 - Mercedes-Benz OH-1419


17 - Mercedes-Benz OH-1313


18 - Mercedes-Benz OH-1313


23 - Mercedes-Benz OH-1313 alongado


24 - Mercedes-Benz OH-1517


27 - Mercedes-Benz OH-1419


30 - Mercedes-Benz OH-1313


Os últimos ônibus foram desativados em meados de 1992, mas em junho de 1991, ainda operavam: 16, 17, 18 e 30, que foram substituídos depois por 3 ônibus Marcopolo Torino LN e um Busscar Urbanus.

18 tinha a frente semelhante a este ônibus
Cabe frisar a curiosidade sobre o Sanremo 18, que originalmente tinha a frente rebaixada logo acima do para-brisa, com a caixa de itinerário no canto direito, similar aos ônibus rodoviários. Após um acidente, o veículo teve frente e lateral completamente destruídas, e ganhou a frente igual aos outros Sanremo quando foi reformado.

Através de várias pesquisas, o MOB Ceará encontrou o paradeiro de um dos poucos Sanremo Ex-10 sobreviventes. Infelizmente, pouco tempo após a descoberta, ele foi completamente desmanchado para reciclagem de seu material metálico.


Fonte: MOB Ceará

1 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Sensacional esse acervo de fotos dos Sanremo dessa empresa São José de Ribamar!Parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال