A padronização é ideal??

Nas últimas semanas, um dos principais assuntos discutidos entre os busólogos cearenses é a nova pintura padrão do transporte coletivo. Mais que um símbolo da gestão atual, a padronização da identidade visual é um item necessário para se distinguir um ônibus urbano, pertencente ao sistema de transporte integrado de Fortaleza, dos demais ônibus metropolitanos e de turismo que circulam diariamente na capital cearense.


Um novo padrão já era bastante aguardado, visto que o anterior foi lançado no ano 2000, ou seja, permaneceu em vigor por 14 anos, sendo que só em 2012 a capital cearense conseguiu a padronização de 100% de sua frota de ônibus urbanos.


Até aquele período, ainda existiam empresas que circulavam com seus ônibus que ostentavam pinturas diferenciadas, e que chamavam a atenção de usuários e busólogos entre as centenas de ônibus padronizados. A pintura tradicional era um sinal de resistência e, também, representava a preservação da memória do transporte coletivo.


Nesta matéria, a equipe MOB Ceará levanta um tema que surge como uma reflexão a todos: A padronização é realmente ideal??

Para permitir uma maior possibilidade de avaliações das vantagens e desvantagens da padronização da pintura, o MOB Ceará pesquisou e elaborou uma lista com pontos positivos e negativos sobre o assunto.

Os principais pontos a favor da padronização

*É mais racional com relação ao sistema, pois todos os ônibus são semelhantes, mudando apenas o prefixo e a empresa;

*Facilidade para revenda entre as empresas de ônibus urbanos, pois não é necessário pintar a carroceria inteira, bastando trocar os logotipos;

*Facilidade para deslocar o veículo para qualquer linha do sistema.

Os principais pontos contra a padronização

*Cada empresa tem sua personalidade, sendo possível a sua identificação a grandes distâncias;

*Distinção de área de atuação das empresas (a população poderia identificar seu ônibus pela cor);

*Embelezamento do ambiente urbano por causa da variedade de cores.


O MOB Ceará não tem o propósito de defender ou negar a padronização, apenas resolveu levantar a discussão do tema, pois este tem diversos pontos positivos e negativos que podem afetar a vida do usuário e a renda do empresário. Cabe a você, nosso estimado leitor, analisar e emitir sua opinião, utilizando-se dos pontos citados (ou não) nesta edição.

Seja qual for o resultado de sua análise, a padronização é uma realidade no sistema urbano, e é uma tendência por conta de sua racionalidade com a questão de custos, favorecendo todas as etapas do processo.

Para saciar a curiosidade, o MOB Ceará lhe convida, neste momento, para conferir algumas ilustrações de como poderia ser a frota de ônibus urbano de Fortaleza se não houvesse padronização da identidade visual. Como o caráter aqui exposto é apenas conceitual, o MOB Ceará tomou a liberdade de utilizar e modificar alguns logotipos e pinturas adotados na década de 1990, além de também adotar padrões visuais desenvolvidos por busólogos.

02 - Viação Fortaleza (Pintura de 1995)


12 - São José Transporte Urbano (Baseada no padrão da década de 1980)


14 - Siará Grande (Baseada na pintura da década de 1990)


19 - Fretcar (Mais novo padrão adotado no metropolitano)


20 - Santa Maria

21 - Aliança


26 - Maraponga


30 - Via Urbana


33 - Rota Expressa

35 - Vega


36 - Santa Cecília


41 - Terra Luz


42 - Dragão do Mar


43 - Cearense


Fonte: MOB Ceará

10 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. A prefeitura faz muito a vontade dos empresários através da padronização das cores. E da não exigência de conforto nos ônibus. Aí a população é quem sai perdendo! Algumas empresas como as 12,21 e 36 estão respeitando a população pelas as suas renovações com carros com assentos confortáveis e piso anti derrapante. Enquanto que as outras empresas, não estão nem aí! COM A MESMA TARIFA, estas só nos oferecem desconforto com os seus carros com assentos duros e piso de alumínio lavrado, (ônibus pelado). E a prefeitura segue se omitindo nesta questão.

    ResponderExcluir
  2. Gostei mto dessa nova cor ,mas ainda prefiro essa que estão atualmente

    ResponderExcluir
  3. na minha opinião deveria ter pelo menos um carro com a cor tradicional pra preservar as cores que fizeram história nas empresas, principalmente as empresas mais antigas como a 02,12,14,20,26 e 30!!!

    ResponderExcluir
  4. bom o que eu axo que deveria continua com a padronização atual pelo ponto de vista de que vai demorar pra que todas as empresas se readequem a nova padronização, levando em vista que a padronização do ano 2000 demorou 12 anos pra que todas as empresas que atuam no sistema a se adequarem a padronização do ano 2000, e que pra todas as empresas se adequassem a essa nova pintura vai demorar um pouco. Mas vamos esperar pra ver oque acontece.

    E venho fazer uma reclamação dos ônibus da empresa Santa Cecília (36) que tem pra min os veículos mal conservados principalmente os do modelo da Busscar que alem de ter os seus assentos ruim ainda são sujos por dentro, pelo que me parece eles quase não são limpos por dentro. Eu digo isso levando em consideração aos que rodam aqui na linha 214 - Estação/Pio Saraiva 1

    ResponderExcluir
  5. Bom demais essas montagens das empresas tanto as pituras antigas quanto as novas que ele fez a montagem. Ta de parabéns. E fez com que o mob ficasse bonito e colorido. Mais um vez parabéns pelas montagem.

    ResponderExcluir
  6. A padronização se faz necessária, desde que todas as empresas realmente as faça, não só externamente, mas como também sem seu interior.
    Creio que assim nós passageiros, nos sentiríamos mas valorizados.
    Também gostei destas simulações que vçs fizeram, com as pinturas de cada empresa.
    Assim nossa cidade ficaria mais alegre.
    Parabéns pela matéria.

    Jorge Luiz Forte Anastácio.

    ResponderExcluir
  7. As publicações de vocês são ótimas e tudo referentes ao transporte de Fortaleza eu gostaria de também participar do MOB,pois,sou apaixonado por ônibus.

    ResponderExcluir
  8. Eu quero ser um bussologo,que faço?Adoro as publicações do BLOG.

    ResponderExcluir
  9. Qual o seu email? Seu perfil está anônimo aqui nos comentários.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde!
    Gostei muito das montagens, jamais deveriam ter mudado as cores originais das empresas de transportes de Fortaleza.
    Observando as reclamações sobre a limpeza nos carros da empresa 36, isso não é novidade,pois nunca tiveram a cultura de oferecer carros limpos, mesmos sendo carros novos.
    EXEMPLO : Vejam como estam os carros que a empresa 36 receberam da empresa 10 ( São José de Ribamar ).

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال