MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Fretar e Gertaxi renovam com Volkswagen

As últimas novidades do setor de transporte coletivo demonstram que a Volkswagen ônibus está voltando a cair nas graças dos empresários cearenses.


A Fretar, empresa que atua há 11 anos no ramo de fretamento, acaba de receber dois ônibus para preencher e renovar sua variada frota.
Equipados com carroceria Neobus Spectrum Class 320 e chassi Volkswagen 17.230 OD Euro 5, os veículos, que ganharam prefixos 121 e 122, são destinados para viagens de curta e média distâncias, com agilidade e conforto.


As novidades foram registradas pelo busólogo Amós Mattos, na garagem da empresa.


Há alguns dias, também foi divulgada a primeira imagem da mais nova aquisição da Gertaxi, referência em qualidade no ramo do fretamento. O ônibus, com prefixo 089, carroceria Marcopolo Ideale 770 e chassi Volkswagen 15.190 OD Euro 5, também é destinado para rotas de curta e média distâncias.


Ônibus VW com motor MAN não necessitam de Arla-32

A retomada dos investimentos na marca alemã é causada especialmente pelo não uso de Arla-32 na maioria dos motores atuais da marca, produzidos pela MAN. Por conta deste atrativo, a montadora está ganhando espaço entre aqueles que desejam experimentar e comparar as diferentes marcas e características de construção.

O sistema de tratamento de poluentes utilizado nos motores Volkswagen/MAN, é o EGR (Recirculação de Gases da Exaustão), que atua na diminuição da temperatura da câmara de combustão, uma das grandes causas da emissão de NOx.

Desta forma, o sistema desvia uma parte da fumaça expelida para ser resfriada e misturada ao ar a ser enviada para dentro do motor, de forma que diminua a temperatura  da câmara, e consequentemente, a emissão de NOx a níveis aceitáveis.

A Volkswagen utiliza em geral, motores com tecnologia EGR (sem Arla) nos modelos leves e semi pesados com motor dianteiro. Nos micros e nos ônibus com motor traseiro, é utilizada a tecnologia SCR (com Arla).

Confira abaixo a lista de todos os chassis da marca, que são ofertados atualmente:

Chassis com motor dianteiro MAN (EGR):
- 15.190 OD; 15.190 ODR; 17.230 OD; 17.260 OD.

Chassis com motor traseiro MAN (EGR):
- 15.230 OT Low Entry; 17.280 OT; 17.280 OT Low Entry;
18.280 OT Low Entry.

Chassis com motor dianteiro Cummins (SCR):
- 5.150 OD; 8.160 OD; 9.160 OD Plus.

Chassis com motor traseiro Cummins (SCR):
- 18.330 OT; 26.330 OTA.

Fonte: MOB Ceará

Nenhum comentário:

Tradutor