MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Maraponga: 32 anos de tradição no transporte

O primeiro dia de maio é mais conhecido como o feriado do dia do trabalho, até aí tudo bem, afinal, a data comemora e possibilita um excelente e necessário descanso  para grande parte dos trabalhadores.

E nesse ponto, o estimado leitor deve estar se perguntando: E o que isso tem a ver com o blog?? A resposta é simples, 1º de Maio também é a data de aniversário de uma tradicional empresa de Fortaleza: A Maraponga Transportes.



Com fundação em 01 de Maio de 1981, inicialmente a empresa tinha razão social "Transportadora Redenção Ltda" e nome fantasia "Maraponga Transportes". A empresa de ônibus surgiu através de um novo objetivo traçado pelos fundadores, se antes, operava apenas no segmento do transporte de cargas, a partir daquela data, o  transporte de passageiros seria mais um propósito.



Dois anos depois, a empresa de ônibus muda sua razão social para "Maraponga Transportes Ltda", permanecendo com o mesmo nome fantasia.

No início, a área de atuação da empresa situava-se principalmente na região do bairro do José Walter e Mondubim. O que ainda pode ser descrito como verdade, visto que a ''26'' sempre manteve as origens, buscando a excelência que nos permite  afirmar que a Maraponga faz parte da história do "Zé" Walter, um bairro que cresceu e se desenvolveu, dentre outros motivos, através da grande contribuição prestada pela empresa, ao proporcionar uma ligação eficiente com o restante da cidade.

Com o passar dos anos, a empresa cresceu e adquiriu modelos de ônibus que marcaram época, como os monoblocos Mercedes-Benz O-364 com a clássica pintura marrom-e-branco - os primeiros ônibus da empresa; e o Thamco Scorpion Volvo B-58E.


Vamos acompanhar um pouco do crescimento da empresa, através das linhas, na década de 2000.


Em 2000, com a aquisição de parte da Empresa Nossa Senhora Aparecida, a Maraponga herdou, além de alguns ônibus, algumas linhas como a 307 - Itaóca / Jardim América e 403 - Expedicionários / Parangaba.

Em 2003, a empresa adquiriu 12 tabelas da extinta empresa Salete. As tabelas eram distribuídas entre as linhas 075 - Campus do Pici / Unifor e 389 -Campus Universitários / Jovita Feitosa.
Em 2004, a Maraponga adquiriu algumas tabelas da CTC na linha 042 - Paranjana 2.

Vale ressaltar que a Maratur, que era uma espécie de empresa-irmã da Maraponga, havia adquirido 4 tabelas da CTC em 2003 via licitação, quando a mesma iniciou as operações no segmento urbano, porém, para efeito de contagem, consideramos as duas como uma única empresa.
Em 2007, a Maraponga adquire 4 tabelas das  empresas Bons Amigos e São Vicente, foram 2 tabelas na linha 310 - Campus Universitários /Pan Americano e 2 na linha 314 - Henrique Jorge.

Naquele mesmo ano, a empresa se firmou integrante do consórcio das empresas afiliadas ao Sindionibus.

Atualmente, 
Maraponga possui uma frota de 105 ônibus.


O MOB Ceará, inclusive, produziu um especial no mês de Julho de 2012 para abordar o crescimento da empresa. Foi analisado o período de 2008 até 2012, e o resultado foi impressionante: Ela passou de cerca de 82 veículos para o número atual de 105, como já falamos.



A empresa sempre está em ótimas colocações, prova disso são algumas de nossas pesquisas, onde a Maraponga sempre está em primeiro ou entre as primeiras, como a última nossa sobre a acessibilidade e outras sobre renovações ou idade média de frota

Confira as linhas que a Maraponga possui atualmente:

014 - Aguanambi 2/Rodoviária
029 - Parangaba/Náutico
038 - Parangaba/Papicu
040 - Parangaba/Lagoa
056 - Corujão - Grande Circular 2
089 - Expresso - Parangaba/Papicu
095 - Corujão - Conjunto José Walter
317 - Cidade Nova/Parangaba
347 - Conj. Prefeito José Walter/Parangaba/Av. L
377 - Conj. Prefeito José Walter/Parangaba/Av. J
395 - Sítio Córrego/Parangaba
407 - Conj. Prefeito José Walter/Expedicionários
456 - Planalto Ayrton Senna/Parangaba
466 - Arvoredo/Parangaba
605 - Conj. Prefeito José Walter/BR-116/Av. I
606 - Conj. Prefeito José Walter/BR-116/Av. N

Nesses 32 anos de história, a Maraponga cresceu, se desenvolveu e mostrou para a população que ela tem seu destaque.



Neste dia, nós, do MOB Ceará, queremos manifestar nossas felicitações por mais um ciclo formado pela empresa, e esperamos comemorar muitos outros aniversários.

Fonte: MOB Ceará

8 comentários:

Felipe de Menezes disse...

Quando estive em Fortaleza em 04/2012,vi apenas a Fortaleza operando a 068,isso mudou realmente,ou só a Fortaleza opera mesmo a linha?

LoverBooks disse...

A Empresa Maraponga é uma das piores senão a pior empresa de ônibus de Fortaleza. O descaso com o Bairro José Walter é desumano: poucos ônibus trafegando, tanto pela manhã como pelo final da tarde até a noite a lotação dos ônibus são absurdamente assustadoras. E isso quando tem ônibus circulando, ao que me parece, hoje eu passei 45 minutos cronometrados no relógio esperando um 407 (Expedicionários José Walter) e nenhum apareceu. Então fui para o terminal da Parangaba pegar um 347 (José Walter-Parangaba), ambos da DESQUALIFICADA EMPRESA e passei mais 35 minutos esperando em pé numa fila kilométrica. Então, aproveitando aí a aula de história, sugiro que mudem a diretoria da empresa ou ela deixe outra empresa competente cuidar das linhas do bairro José walter.

Adelito Moreira disse...

Reclame com a etufor que controla os horarios . e com a prefeitura sobre mobilidade urbana. Se informe antes de reclamar porque o ônibus atrasou. Se liga pra não cometer injustica e mais fácil reclamar do que ir procurar o verdadeiro motivo do atraso né?

felipe lima disse...

Verdade irmão a empresa maraponga é melhor empresa

Unknown disse...

Essa ai ta revoltada kkk foi bem algum motorista da maraponga q não quis ela.kkkk

Beto CCA disse...

Ela chegou a ter ciferal c o n d o r em sua frota. Eu me lembro do 023. Alguém aí se lembra deles?

Alonso Moreira disse...

Eu trabalhei nesta empresa no período de 2010 até 2016,foi muito bom.maraponga é uma empresa muito boa para trabalhar e gostaria muito de voltar a trabalhar nela novamente.seria maravilhoso.

Alonso Moreira disse...

Gostaria muito que o direito desta empresa senhor David Albuquerque, que pudesse me dá mais uma chance. Deus abençoe essa empresa e os que trabalha nela .

Tradutor