Linha do dia: 855 - Bezerra de Menezes/Washington Soares

Em mais uma edição do quadro que traz curiosidades sobre as linhas de ônibus, o MOB Ceará te conta a história de uma das maiores e mais importantes linhas da capital.


Criada em 03/10/2014, a linha 855 - Bezerra de Menezes/Washington Soares surgiu para substituir as linhas que na época se denominavam 706 - Edson Queiroz/Barra do Ceará e 755 - Conjunto Alvorada/North Shopping, que tinham uma grande demanda por passar pelas principais vias de Fortaleza, como as avenidas Bezerra de Menezes, 13 de Maio e Pontes Vieira. Essas linhas eram operadas por topiques da Cootraps, e depois da mudança tiveram o itinerário reduzido, vindo a 706 a se tornar Barra do Ceará/Antônio Bezerra (até hoje), e a 755 se tornar Conjunto Alvorada/Unifor. Esse trecho entre Antônio Bezerra e Unifor passou a ser feito pela linha 855, operada por ônibus grandes, beneficiando os passageiros na época.


No início das operações, a 855 contava com uma frota de 10 veículos, distribuídos num intervalo de 15 minutos. As empresas que estrearam nela foram:

São José (2 tabelas)

Santa Maria (2 tabelas)

Aliança (1 tabela)

Santa Cecília (2 tabelas)

Vega (2 tabelas)

Terra Luz (1 tabela)

A Via Urbana só veio entrar na linha no início de 2015. Entre idas e vindas, diversas empresas entraram e saíram, ganharam e perderam tabelas, até que em 2016, apenas Santa Maria e Via Urbana restaram na operação da linha, o que permanece até hoje.


A linha 755, na época chamada Conjunto Alvorada/Unifor, e depois, por um curto período de tempo, ainda mudou para Conjunto Alvorada/Iguatemi, apresentava uma baixíssima demanda, devido o seu curto trajeto. Eram 4 tabelas, divididas entre as empresas Viação Fortaleza e Via Urbana. Enfim, no dia 04/04/2016, a ETUFOR decidiu por retornar a linha 755 para seu itinerário antigo, fazendo a Cootraps reassumir as tabelas, e seu itinerário até o North Shopping. Mesmo assim, a linha 855 continuou suas operações e o trecho entre North Shopping e Unifor passou a ficar ainda mais assistido, com 2 linhas fazendo quase que o mesmo itinerário.


Em 25/06/2016, aconteceu a principal mudança na linha 855, que fez com que ela se tornasse uma das maiores linhas de Fortaleza até hoje: no que antes seu ponto final era nas proximidades do Fórum Clóvis Beviláqua, a rota foi estendida até o bairro Lagoa Redonda, passando em um trecho maior da Av. Washington Soares, além de atender também as avenidas Maestro Lisboa, Odilon Guimarães e Professor José Arthur de Carvalho. Com isso, a linha ganhou mais 4 carros (2 da Santa Maria e 2 da Via Urbana).


Atualmente, a linha é servida por 18 tabelas aos dias úteis, 12 aos sábados e 4 aos domingos, distribuídas entre Santa Maria e Via Urbana.


Redação: Lucas Fernando

2 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Não entendo o pq da linha não entrar no mini-terminal da WS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que a linha passa na av odilon Guimarães e maestro Lisboa por isso que não passa no terminal da Washington soares

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال