Cialtra na linha 073 - Parangaba/Praia do Futuro

Talvez metade ou a maioria dos leitores deste site não tenham visto em atividade a linha 073 - Parangaba/Praia do Futuro via Aldeota, mas a rota existiu e a empresa que operou nela foi a Cialtra.


A linha partia da Rua Cônego de Castro, perto do cemitério da Parangaba, embora no começo dos anos 90 ela já estaria com ponto final mais próximo a estação de trem Vila Pery, e passava por vias como a Av. João Pessoa, Av. Duque de Caxias, Av. Tristão Gonçalves, Rua Castro e Silva, Rua Conde D'eu, Rua do Rosário, Av. Santos Dumont e finalizava na praça 31 de Março. Há relatos de que ela teria uma rota passando pela Av. Antônio Sales mas não se pode ainda confirmar.

A atividade dessa linha foi executada antes do surgimento do sistema integrado. Seu código atualmente é usado na linha Siqueira/Praia de Iracema, que tem o formato muito parecido com o da linha Parangaba/Praia do Futuro.


Redação: Narcisio Santos
Colaboração principal: Sérgio Melo/Raimundo Nonato

19 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Nossa. Narcisio essas fotos foi pra recordar mesmo o último carro que eu vi nessa linha ainda está na minha memória era um carro parecido com um carro de número 43 da foto o número dele era 04155 e uma correção a linha eu via muitas vezes na rua Antônio Pompeu e não na av.duque de Caxias (valeu e continue mostrando fotos desses carros anos 80 90 e muito legal )

    ResponderExcluir
  2. Andei várias vezes nesta linha quando , pegando o mesmo no início da e indo pra praia era uma viagem longa mais muito agradável outra linha que também fazia um percurso longo e tinha seu início de linha no mesmo local era o Parangaba/ Mucuripe, quem fazia a mesma era a empresa Iracema.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a matéria, parabéns!
    Vcs sabem sobre uma linha que passava na Rua João Cordeiro, e também usava esse nome na lona?
    Vi, mas não lembro como era o nome todo da linha ou rota, alguém sabe dizer?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, vocês podem falar sobre a Guanabara ter deixado de operar em Paraipaba e Trairi ? E tbm avisar alguma previsão da licitação, caso tenha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estamos sabendo do que vai acontecer mas não podemos adiantar a matéria.. a área não vai ficar desassistida. Será uma grande surpresa🤐

      Excluir
    2. Narcisio de boas quero matéria sobre retorno do ônibus pra localidade praia de moitas em amontada a área não pode ficar deassistida

      Excluir
  5. Com a inauguração do Terminal da Parangaba, a linha foi transformada na PARANGABA-PAPICU (038) em que os percursos além dos terminais foram substituídos pelas linhas alimentadoras.

    ResponderExcluir
  6. Comentem, pois precisamos de relatos antigos para alimentar o site com coisas úteis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Narcisio chegaram 11 carros novos da Borborema hoje manda teu zap que amanhã vou te manda as fotos pra vc postar o meu zap é (21)96452 9588 Danilo

      Excluir
  7. Eita coisa boa, mas tem ao menos alguma estimativa de prazo ?

    ResponderExcluir
  8. Na minha lembrança o final da linha 077 parangaba/mucuripe era na rua Oswaldo aranha c/av.osorio de Paiva tinha um carro que eu admirava muito era o 145 depois 07145 enquanto o 073 parag/p.futuro era na rua cônego de Castro quase em frente a garagem da são José.(porquê eu me lembro eu tomava banho na lagoa da maraponga e passava em frente no fim da linha 077)

    ResponderExcluir
  9. pela década 1970-1980, era 3 Linhas, fundamentais em Fortaleza, esta citada, a Parangaba até a Praia do Futuro, que tinha como único trajeto a Santos Dumont, passando em frente ao Hospital do INPS (como era conhecido) e após acessava uma rua na Lateral da Cervejaria ASTRA (da Brahma), subindo as dunas, até o final, como citado; OUTRA, a Barra do Ceará até a Parangaba - pelo Centro; BEM COMO, a 3ª Linha, do Antônio Bezerra até o Mucuripe (Cais do Porto), serviço da Viação IPU - isto mesmo!!! - fruto, da criação das Linhas CIRCULAR 1 et 2 - que NÃO foi NADA idealizado pela Prefeitura - a Secretaria de Transportes - mas, SIM, de um dos Permissionários de Ônibus - MAS, pensava na condição dos fregueses, os Usuários - o Passado que NÃO Volta Mais!!!1

    ResponderExcluir
  10. Essa linha era de grande importância porém muito MAL planejada devido sua grande extensão era operada por uma única empresa(cialtra)

    ResponderExcluir
  11. Excelente matéria Narcisio. Eu morava na Parangaba nessa época, final dos anos 80 e início dos anos 90, próximo à Av. Osório de Paiva , e por várias vezes cheguei a ir a Praia do Futuro. Lembro muito dos Ciferal Paulistas nessa linha, lembro também que era uma linha muito extensa e o ônibus chegava no seu ponto final ( praia ), muito lotado.

    ResponderExcluir
  12. Em relação a linha Parangaba - Mucuripe, citada pelo amigo Sérgio Ferreira, meu paii trabalhava na Gás Butano no Mucuripe e algumas vezes ele me levava, lembro - me de andar em alguns monoblocos da Empresa Iracema, além da Iracema havia também a empresa Muribeca.

    ResponderExcluir
  13. Na verdade criaram duas linhas: a Parangaba/ Cais do Porto, operada pela Iracema, e a Parangaba/ Mucuripe, operada pela Muribeca, ambas com finais de linha diferentes na Parangaba. Depois a Iracema passou a operar sozinha e as linhas se tornaram uma só.

    ResponderExcluir
  14. Na metade da década de 70 eu morava no João XXIII (Rua Cuiabá) e estudava na Cidade 2000. Foram muitas viagens naqueles laranjões de formas arredondadas da Cialtra. Eu sempre viajava do lado do motorista curtindo o passar de marchas com aquela alavanca de câmbio em "L" enorme, e o trajeto. Era sofrido mas divertido. O problema era quando o trocador esticava a perna para bloquear a minha passagem por baixo da borboleta... kkkkkkk.... Saudades...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال