REDES:

_

Brasileiro 5045: um raro G6 Volvo que operou no intermunicipal cearense Sistema urbano de Fortaleza com 100% da frota acessível Expresso Cabral comemora 65 anos com renovação de frota Vega Manaus já passa de 160 ônibus e recebe 4 Marcopolo 0km Prime Plus recebe o MOB Ceará pela primeira vez Expresso Tur apresenta seus rodoviários ao MOB Ceará

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Busdoor: Uma forma criativa de fazer publicidade em ônibus

Não precisa ser usuário de ônibus para já ter notado algumas propagandas estampadas na traseira dos ônibus. Os famosos busdoors são formas acessíveis de divulgar uma marca, uma campanha ou uma publicidade para tipos diferentes de público.


Muita gente acha que toda propaganda colada na parte traseira de um ônibus é um busdoor, mas na verdade o busdoor é apenas um dos tipos de publicidade, o que também pode ser confundido com o chamado backbus. Mas qual a diferença entre eles?

Busdoor: Como o próprio nome já diz, nada mais é do que um “outdoor” em um ônibus. Este formato é restrito apenas à parte do vidro traseiro, conhecido como vigia. Ou seja, a propaganda fica localizada apenas dentro do espaço do vigia traseiro, mantendo os detalhes da pintura do veículo no restante da traseira.

 
Backbus: Esse formato já é mais impactante e chamativo, pois ocupa quase toda a traseira do ônibus, deixando apenas um pequeno espaço para as informações necessárias do veículo como prefixo e placa. Nesse caso, a arte da propaganda "foge" dos limites do vidro traseiro.


A publicidade em ônibus tem suas vantagens em relação à outros tipos de propaganda. Diferente do outdoor que é estático, ela pode ser levada por toda a cidade, dependendo da linha que o ônibus estiver circulando, atingindo diferentes públicos das mais diversas classes, tanto passageiros que estejam esperando seu ônibus no terminal, como motoristas ou motociclistas que estão parados no trânsito, por exemplo. Daí a importância da empresa que vai anunciar pensar bem no público-alvo que ela quer atrair com essa propaganda.


Mas como anunciar? Ao contrário do que muitos pensam, as empresas de ônibus não são diretamente responsáveis pelos busdoors. Na verdade existem empresas de marketing especializadas nesse ramo que fazem a intermediação entre a empresa que quer anunciar e a empresa de ônibus que irá ceder uma determinada quantidade de ônibus e por um determinado tempo.


As publicidades em ônibus não precisam ser usadas somente para promover uma marca, mas também para divulgar campanhas. Em Fortaleza por exemplo, o Sindiônibus criou diversas campanhas para divulgar o autoatendimento, o aplicativo Meu Ônibus, o incentivo ao uso do transporte público, e a mais recente, o QR Bus, a nova forma de pagamento de passagens por celular. Outra campanha que também foi divulgada em diversos ônibus foi a do Sistema Fecomércio, incentivando a retomada da economia no comércio cearense.


Redação: Lucas Fernando

5 comentários:

FLÁVIO VASCONCELOS disse...

A Cintra foi a pioneira

FLÁVIO VASCONCELOS disse...

Cialtra

aasj disse...

A 14 que nunca botou busdoor, agora bota...mas são do sindionibus e prefeitura de Fortaleza.

Unknown disse...

Lembro que na década de 80 alguns ônibus tinham anúncios nas laterais, da empresa Cialtra.

Erivaldo Martins disse...

Eu lembro dessas propagandas na empresa Cialtra. Tinha uma que era de um vinagre bem conhecido... era na lateral do ônibus.