MOB em Debate: As propagandas (em excesso) no hobby

Caro leitor, estimada leitora, este MOB Ceará em debate surge para levantar um questionamento muito atual: A busologia é um Hobby ou um trabalho? Passatempo ou uma profissão? Os dois ou nenhum deles? O certo é que não existe uma resposta única, mas, todas as respostas deveriam seguir um sentido: o do bom senso e do respeito aos outros, sejam estes leitores, editores, admiradores ou quaisquer públicos que desejem se informar pelos meios de comunicação disponíveis.



Segundo o Dicionário Priberam, um hobby |óbi| é uma palavra inglesa, substantivo masculino, que define a atividade favorita que serve de derivativo às ocupações habituais. = Passatempo, que por sua vez, pode ser definido como 1. Atividade que se faz apenas por diversão ou entretenimento (Dicionário PRIBERAM). Estaria aqui a Equipe MOB Ceará sendo redundante? Possivelmente, mas com o perdão das palavras em demasia, visto que estes significados ilustram a essência deste texto: o excesso.


O excesso é ruim! Simples assim de se escrever, mas nem tão simples de se perceber quando se faz parte. A crítica se faz ao excesso como desculpa para manutenção de padrões que divergem do inicialmente proposto, afinal, por exemplo, o que justifica um site de busólogos (Lembra de “Hobby”?) dedicar mais espaços para propagandas do que para informação útil aos seus leitores? Existem sites em nosso ramo que chegam a apresentar 4 propagandas distintas apenas ao redor do título de uma matéria qualquer? Colegas editores, pra quê isso mesmo? Se isso aqui é um “Hobby” (ou não é?)...



Não se crítica o uso de espaços destinados para capitação de recursos financeiros que podem ajudar na manutenção dos próprios sites ativos, esse não é o caso. Todos têm o direito de escolher o quanto julgam correto capitalizar em cima de seus textos publicados (de autoria própria ou não), mas a Equipe MOB Ceará também se apresenta ao direito de questionar o excesso que existe hoje. A busca por capital é literalmente visível em detrimento da qualidade da informação, realmente visível, é o que mais se vê por aí: propaganda!




Esta matéria é um oferecimento das Carrocerias de ônibus Tonhão, a única com a nova geração 90 de modelos urbanos e rodoviários, um sucesso! Visite nossa página nas redes sociais! Achou estranha uma propaganda no nosso site, logo após uma crítica justamente sobre isso? Calma, leitor, não se estresse com isso... mas se ficar estressado, tome Calmante “Calminho Calminho Calminho”, o único que realmente te acalma os nervos. Disponível nas melhores farmácias em sua cidade!


Afinal, é um hobby ou uma profissão?




Referências:


"hobby", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/hobby [consultado em 10-09-2021].

"passatempo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/passatempo [consultado em 10-09-2021].

12 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Isso é um assunto mt amplo p debate,mas na minha humilde opiniao.como sera e seria maravilhoso vc poder unir hobby e profissao no mesmo seguimento.
    Acho q é o sonho d qq pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Ponto de vista o assunto a ser discutido neste momento e a reeligacao dos ar condicionado e o aumento da frota em algumas linhas, pois os que estão la, são insuficientes, exemplo temos a 015, 042, 076 e a 081

      Excluir
  2. O problema não é patrocínio mas sim a falta de noção de bozólogos nesse exagero de propaganda. Triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu ponto de vista isso não era assunto nem pra se discutir, cada um faz o hobby do seu jeito, se ele tem patrocínio, mérito dele, pois buscou e correu atrás. Existe temas mais importantes para o Debate como a volta dos articulados e ligar novamente os ar condicionado, falar do transporte em si.

      Excluir
    2. Isso é assunto que só será resolvido em discussão de usuários e empresas , não em debate de busologos

      Excluir
    3. O mob é voltado ao assunto ônibus e busologia. Da mesma forma que temos material aumentando a credibilidade do hobby, temos a liberdade de fazer críticas a alguns assuntos que envolvem o hobby.

      O quw define o que é importante ou não é o gosto de cada um. Nem eu mesmo que colaboro com o site gosto de todas as matérias que saem e isso é direito de vocês também.

      Quem acha ruim que está sendo criticado decide o que quer... se releva a crítica, se muda ou mesmo se não muda. Não temos nada a ver com essa decisão.

      Excluir
  3. Sou de Minas Gerais e acompanho os dois sites citados na matéria, e esse qui, (óbvio) o primeiro, que também é muito bom por sinal, está dificultando a leitura das matérias justamente pelo excesso de propagandas, toda hora temos que fechar janelas que teimam em invadir o texto, como já citado aqui, se os administradores do site precisam de patrocínio, tudo bem, mas que seja feiro de maneira a não atrapalhar os leitores, já que sem os mesmos, não vai adiantar as propagandas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada contra os sites printados. Um deles até acho o melhor dentre todos mas o exagero ta grande

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Demanda. existe um público fiel , e as empresas que trabalham com marketing digital sabem disso. Não dá pra fugir. Faz parte do mercado.É chato, mas... cada dia mais normal, daqui a algum tempo, antes de abrir qualquer foto, teremos um propaganda. rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse, as empresas preferem investir em marketing digital por que além de ser mais barato em tese, maioria das pessoas estão aqui, seja ela em qual meio de rede sociais ou conteúdo, se a pessoa conseguiu mérito dela.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال