REDES:

_

Viação Princesa batiza seu novo Double Decker em Canindé Crateús Turismo se destaca pela sua significativa expansão MOB Ceará realiza cobertura completa de vinda do TRIBUS da Itapemirim ao Ceará Teresina é a capital nordestina com mais linhas interestaduais, veja o ranking completo Oitava geração de ônibus rodoviários da Marcopolo é lançada

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Linha do dia: Imperatriz (MA) x Belém (PA)

Em mais um edição do quadro "Linha do dia", o MOB Ceará descreverá, a seguir, os detalhes de uma das linhas rodoviárias que partem do interior do Maranhão e seguem rumo à capital do Pará.
 

Localizada às margens do Rio Tocantins e distante 629,5 km da capital São Luís, Imperatriz é a segunda maior cidade do estado do Maranhão, fundada em 16 de julho de 1852. Geograficamente, Imperatriz faz fronteira com Cidelândia, São Francisco do Brejão, João Lisboa, Davinópolis e Governador Edison Lobão. Suas coordenadas geográficas são 5º 31' 32' latitude sul; 47º 26' 35' longitude a W Gr., com altitude média de 92 metros acima do nível do mar. Com cerca de 160 bairros e 1.367,90 km² de área total, a cidade de Imperatriz corresponde aproximadamente a 0,46% do território do Estado do Maranhão. Porém, a cidade já possuiu área total de 13.352 km² em 1980, antes de desmembramentos de outros municípios.
 

Belém, capital do estado de Pará, é uma cidade portuária e a porta de entrada para a região do Baixo Amazonas do Brasil. Junto à Baía do Guajará, o bairro da Cidade Velha à beira-rio preserva a arquitetura colonial portuguesa, das igrejas e casas com azulejos coloridos a uma fortificação do século XVII conhecida como Forte do Castelo. Ver-o-Peso é um amplo mercado ao ar livre junto à água, onde se vende peixe, fruta e artesanato da Amazônia.
 

Atualmente, a linha é operada por 07 empresas, são elas: Expresso Satélite Norte, Real Maia, Transbrasiliana, Liderança Turismo, Boa Esperança, Viação JamJoy e Rotas. Durante o percurso até o destino final, as empresas seguem pela BR 010, passando por cidades como Açailândia (MA), Itinga do Maranhão (MA), Dom Eliseu (PA), Paragominas (PA), Santa Maria do Pará (PA), Castanhal (PA), Santa Isabel do Pará (PA), Ananindeua (PA) dentre outras.
 

As informações de horário e valores de passagens estão disponíveis nos respectivos sites e plataformas de vendas de passagens de cada empresa. O MOB Ceará ainda ressalta, baseado em dados da ANTT, como cada empresa atende o trecho, confira. 
 

A Expresso Satélite Norte atende esta rota por meio de dois trechos, são eles: Goiânia (GO) x Belém (PA) e Imperatriz (MA) x Belém (PA). A Viação JamJoy também atende por meio de duas linhas, são elas: Imperatriz (MA) x Belém (PA) e Teresina (PI) x Parauapebas (PA). A Real Maia atende o trecho por meio da linha Palmas (TO) x Belém (PA), a Rotas atende por meio das linhas Belo Horizonte (MG) x Belém(PA), Brasília (DF) x Belém(PA) e Goiânia (GO) x Belém (PA). A Transbrasiliana atende por meio da linha Belém (PA) x Brasília (DF), a Boa Esperança opera o trecho por meio da linha Imperatriz (MA) x Belém (PA) e a Liderança Turismo atende por meio da linha Goiânia (GO) x Belém (PA). As 07 empresas oferecem diversos serviços que vão do convencional ao leito.
 



Redação: Nemezio Neto

5 comentários:

Mario Gomes da Silva Junior disse...

Matéria show e próxima matéria faz linha do dia fortaleza x praia de moitas falando das empresas que já operou r fala que recente Guanabara ganhou a rota através da licitação do lote 5 e vcs da MOB Ceará tá de parabéns pela matéria

JR NA ESTRADA disse...

gostei mt

João rocha disse...

Matéria show! Falem sobre a renovação de frota do grupo guanabara, compraram 32 ônibus novos

Unknown disse...

Uma bela e muito informante essa matéria. Valeu!

Marcelo Almirante disse...

Parte das empresas deve explorar o trecho com seções de outras linhas, imagino.