Shoppings, parques e praias lotadas, mas escolas sem funcionar. Prejuízo ao transporte

Em Fortaleza, tudo funciona normalmente, os índices de contágio do covid-19 praticamente nulos, comércio e lazer já voltaram a funcionar e as escolas públicas continuam sem produzir.


As mesmas crianças que não podem estudar, são as mesmas que andam nas praias com os pais, nos parques de diversão e nos shoppings. Qual a lógica da proibição destas mesmas "criaturas" não poderem voltar a estudar com aulas presenciais? Você responde.

Fato é que isso afetou também no transporte público. Os ônibus estão trabalhando como estivessem em horário de férias, o que fez com que quebrasse toda uma programação das companhias no que tange aos investimentos, impactando também na receita. Como se pode ter uma renovação de frota justa se a previsão de demanda que possibilitaria isso foi pior que a pessimista? 

Resta agora você parar de seguir o que alguns pensam e sim, refletir sobre estas ideias, seja de quem pensa igual ou diferente de você. Simplesmente questione!

O Brasil pode se recuperar mais rápido dos efeitos da pandemia, e isso não depende de nenhum governante, mas sim de você.

Você concorda ou discorda? Seu comentário será bem vindo nesta matéria, que pretende gerar um debate sobre um questionamento tão importante.

Fonte: MOB Ceará
Redação: Narcisio Santos

43 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Discordo totalmente. Em primeiro porque os ônibus continuam cheios, não cola mais a justificativa de que tem cobrador pra onerar passagem, o ar condicionado não funciona desde abril e não temos ônibus pesados na frota desde os anos 90. Quem quiser que acredite no choro dos empresários. Eu particularmente não acredito mais no sistema de Fortaleza.

    ResponderExcluir
  2. Praias e shoppings estão lotados por que a população é irresponsável, escola sendo liberadas estarão obrigando o aluno a voltar a aulas presenciais com risco iminente tanto que em algumas escolas privadas já teve casos e as mesmas voltaram a fechar, demanda caiu só que ver isso é os empresários com pena de abrir os bolsos por que os ônibus continuam acima da lotação máxima desde sempre e ainda mais agora com pouquíssimas ofertas de horários

    ResponderExcluir
  3. 100 milhões de lucro com a demissão dos cobradores, por ano e 90 milhões com o desuso dos condicionadores de ar. Más o nosso salário baixou e tá abaixo do mínimo, devido a inflação. Vivemos no estado das Maravilhas, só falta a ALICE....

    ResponderExcluir
  4. Discordo de quem diz "Praias e shoppings estão lotados por que a população é irresponsável"? Irresponsável uma ova! O povão é que viu que tudo isto é armação dos desgovernadores junto com a "grande" imprensa! Tudo foi e ainda está sendo feito para s a b o t a o o atual governo. Ora foi exatamente quando os desgovernadores afrouxaram as restrições que os contágios com o china vírus começaram a cair drasticamente. Trabalho em um posto de saúde da capital. A três meses que não é notificado n e n h u m caso de contaminação em nossa área de atendimento. Essa gente fica assistindo a "grande" mídia manipuladora. E fica postando besteiras.

    Quanto aos nossos """""""""""empresários""""""""""". Suas choradeiras só se tornarão justificadas. Quando o novo prefeito eleito tomar posse e emparedar o estes mesmos""""""""""empresários"""""""""""". Ameaçando-os cassar suas concessões pelos péssimos serviços prestados. Mas tudo se o prefeito eleito não tenha tido "ajuda" financeira de sua campanha por parte dos """"""""""empresários""""""""""". É CLARO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa achei que ia demorar mais pra achar um bolzominion! Concordo plenamente com vc esses mais de 9 mil mortos só no Ceará metade morreu de acidente de trânsito a outra por qualquer coisa menos covd até por que covid não existe é só uma tentativa de derrubar o governo do (falso profeta) "messias"!!!

      Excluir
    2. O final concordo com vc! Os empresários só prestaram um serviço digno a sociedade quando o prefeito não tiver rabo preso com eles!

      Excluir
  5. não vou comentar muito não pq concordo com os que dizem que é choro de empresário mesmo, só não aguento mais esses ar condicionado desligado com calor da gota serena.....

    ResponderExcluir
  6. Parem com essa conversa que empresário tá em crise. Em crise tá o trabalhador do transporte que não teve aumento esse ano, crise tá o trabalhador que tem empresa que faz o que quer com eles, não pagam os direitos do trabalhador e exigem deles metas que não é de responsabilidade do motorista. Quiseram lucrar em cima da demissão dos cobradores e quebraram a cara.
    Vocês administrativo do MoB, tem parar de romantizar o sistema como se tudo tivesse a mil maravilhas, pois não está. Pare de encher o saco das empresas e comece a fazer matérias com críticas construtivas, veja o que não está bem, mas não por lado do empresário, se coloquem no lugar do usuário e do calaborador. Faça denúncia, escute a opinião dos demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Adriano, o problema é achar q empresário está no prejuízo e o trabalhador como fica?

      Excluir
  7. Só o que vejo são as empresas desativados os carros e vendendo. Nao estão tendo custo com ar condicionado, a maioria das viagens e tabelas foram cortadas, demitiram pessoas tanto externamente e internamente, não renovaram a frota esse ano, estão fazendo o que bem entender com o pobre do motorista, e ainda não pagam direito o vale alimentação e cesta. Os coitados dos motoristas nem aumento tiveram esse ano. Ainda sofre pressão pra fazer meta de óleo. No dia que voces administradores pararem de encher o saco desses empresários, vocês vão consegui enxergar o sistema como ele realmente é. Eu conheci a busologia totalmente do que é hoje. Hoje não existe mais busologos que amava o ônibus como robby, hoje vermos um bando de puxa saco de empresas, para poder se promover.

    ResponderExcluir
  8. Triste é a Prefeitura 'deixar rodar' com 70, 80% da frota, deixar os ônibus lotarem e depois vir com propaganda hipócrita de "estamos lutando pela sua saúde.. se o ônibus tiver cheio, espere pelo próximo".

    Ah véi, cambada de fdp.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela colocasse 100% da frota do "antigo normal"ainda ia ter gente batendo foto de um ou dois casos de gente em pé perto de quem tá sentado e acusar aglomeração.

      Jamais fariam isso pois o cofre secou e todo mundo tá normal andando junto e agarrado. A pandemia sempre foi número pros políticos, nunca uma preocupação com saúde. Falo de todos.

      Excluir
    2. Narcisio vamos ser sincero, um Prefeito que gasta milhões para combater a covid e ver uma superlotação no sistema de transporte e não faz nada a meu ver seu esforço foi desnecessário, tem pessoas saindo mais cedo para chegar ao seu trabalho no horário, quem saia 06:30 E entra no trabalho as 08:00, está saindo as 06:00 para chegar no mesmo horário, por causa da redução da frota, escolas particulares estão funcionando dentro do permitido, unicas escolas e faculdades a qual não estão funcionando são as públicas, então isso não é desculpa.

      Excluir
  9. Quem anda de ônibus sabe que a lotação smepre existiu. Com pandemia ou sem ela é a mesma coisa. Não acredito nem um pouco que um setor irá causar prejuízo as empresas de ônibus. Já que praticamente todo o resto já está na ativa novamente. E outro detalhe é que nitidamente ônibus pra da lucro precisa está lotado. Parece que quanto mais lotado melhor pra eles.

    ResponderExcluir
  10. Show de comentários, os que discordam ou concordam. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tragam matérias que façam o público debater, existe tantos temas que a busologia pode conversar. Saiam um pouco de matérias monótonas e criam temas disrcussivos. Desculpa até minha maneira de se expressas, mas você sabe como sou esquentado

      Excluir
    2. O debate foi feito. Já estamos satisfeitos com isso. Cabeças pensaram, essa foi a maior intenção da matéria.

      Excluir
  11. Respostas
    1. Essa página não me traz credibilidade.

      Excluir
    2. Isso é uma impressão muito individual. Cada um sente o que quer, obrigado por expressar sua opinião.

      Excluir
  12. Discordo totalmente, aqui os empresários estão tendo lucro como jamais tiveram com outros prefeitos, entenda um coisa empresário nunca vai entrar em crise, lembre-se que principalmente para os de ônibus eles altas vantagens, não paga IPVA, Oleo Diesel e mais barato pois compra direto da distribuidora, tem insumo nos pneus e outras coisas(peças, parabeniza entre outros). Unicas pessoas que estão em crise e que perderam seus empregos e alguma que ainda não podem voltar como é O caso dos músicos, que dependem disso pra viver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então por que tantas empresas quebraram devendo?

      Excluir
    2. Quebraram pois não souberam administrar bem, ou o proprio consórcio ajudou nisso. Onde está a união das empresas quando a cearense fechou ?

      Excluir
    3. Viu como existe crise? Cada uma tem seus custos fixos, só dividem parte dos variáveis

      Excluir
    4. Vc sabe muito bem Narcisio que não existe crise no setor de transporte, pq q o Sindionibus não abre a caixa preta e dizer quais foram os prejuízos? Não abrem pq sabem q a população vai descobrir q eles tem várias isenções,e lucros em cima de várias questões. Vamos parar de tentar ser inocentes

      Excluir
    5. Entenda uma boa coisa empresa só quebra em 2.situações:

      1- Quando coloca uma pessoa para administrar e ela não sabe o que está fazendo;

      2- Quando os sócios não sabem dividir os lucros entre si.

      Então dizer que empresários do transporte estão em crise e balela, pois muitos colocaram seus funcionários no Programa do Governo o "Bem", imagina aí o lucro.

      Excluir
    6. Volto a dizer, esse consórcio que existe aqui só favorece aos 2 grupos, intuito dela e deixa somente as empresas que pertencem a esses 2 grupos e quebrarem as pequenas exemplo disso foi a Terra Luz, que antes de quebrar, achou por bem encerrar suas atividades por que viu que acabaria como a Cearense, Rota Expressa e estamos vendo a mesma coisa no Rodoviário.

      Excluir
  13. Faço das palavras do Adriano as minhas.

    A frota está rodando de acordo com a demanda, raramente tendo ônibus vagos. Desde o ano passado o lucro deles só aumenta, sem retorno pro passageiro. Tomara que a(o) próxima(o) prefeita(o) congele a passagem por pelo menos 2 anos que eu quero ver o que vão fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volto a dizer, próprio Presidente DA Etufor deixou claro que quem manda no Transporte e o Sindionibus, ao meu ver o Prefeito que entrar ter a que acabar com isso é deixar a Etufor como responsável colocando pessoas capazes para organizar o transporte, único que está em crise e o Trabalhador que seu salário sobe pouco e enquanto os impostos só aumenta, fazendo com que o Salário seja desproporcional

      Excluir
    2. Etifor tem que ter concurso!!! RC prometeu isso na pré canditadura e até hj nada!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Etufor hoje alguns são terceirizados, isso mostra que o próximo prefeito precisa organizar e colocar gente capacitada e dar autonomia para ETUFOR, consertar o que teve de errado nessa gestão do RC

      Excluir
  14. Discordo. A Pandemia não acabou, não estamos no normal e sim em um novo normal, nem todos os pais/familiares estão deixando seus filhos/enteados saírem a esmo,crianças dificilmente se abstém do contato físico e até se recusam a usar a máscara, sala de aula não é igual a shopping e, por fim, desde 2017 que as medidas tomadas pela ETUFOR e SINDIÔNIBUS têm desencorajado os fortalezenses a utilizarem o transporte público contribuindo pare a queda da quantidade de usuários do sistema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sala de aula dispensa ar condicionado. Shopping não.

      Excluir
    2. Deve-se avaliar cada caso cada situação! Eu respeito muito o Sr mas não teríamos no momento estrutura escolar para retomar aulas presenciais, aluno não sabe cumprir ordens mesmo que sejam para resguardo de suas vidas! Agora sim poderíamos construir salas em ginásios ou em áreas externas das instituições. Obrigado pela discussão sadia!

      Excluir
    3. Escola e diferente de shopping. Muitas escola seja ela do estado ou prefeituras não tem a mínima estrutura para receber os alunos no novo normal,mesmo que haja regras rígidas, muitos não obedecem,mesmo sabendo que e para preservar vidas.

      Excluir
  15. Tentar colocar a população contra os profissionais da educação é no mínimo burrice, todos nós estamos vendo q estados e municípios q reabriram as escolas e em Fortaleza escolas q fecharam por terem tido contágio do vírus sabe q é um risco. Se a escola não controla nem piolho de aluno, imagina um vírus!

    ResponderExcluir
  16. Onde estão estes índices q falam de contágio praticamente nulos? Antes de falarem sobre índices é mais coerente citar a fonte, só falácias não quer dizer nada

    Se basear pelo índice de um posto de saúde é no mínimo também incoerente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolsonarista, ele não quer saber se o pato é macho, ele só quer o ovo! Pra eles tudo e todos que discordam deles são comunista e que querem acabar com o Brasil!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال