Ônibus reencarroçados sempre rodaram menos, mas houve uma exceção

Nas frotas das tradicionais empresas de ônibus de Fortaleza sempre houveram veículos que tiveram a mecânica aproveitada em uma nova carroceria.


Esses veículos geralmente não rodavam mais que 10 anos após serem reencarroçados. Muitas vezes, as empresas vendiam os carros encarroçados mais novos que outros veículos da frota operante. Na Viação Bons Amigos, por exemplo, em 1999 ela já estava vendendo carros de 1991 reencarroçados, enquanto ainda manteve ônibus de mecânica original de 1988 em pleno ano de 2001.




A exceção ocorreu quando o Caio Vitória, que tinha a matrícula 05142 (05342/16342) rodou por 14 anos. O veículo tinha a mecânica MBB OF-1113 e carroceria 1993, e operou até 2007. Ele foi o carro de motor dianteiro com mecânica antiga que mais rodou no sistema urbano entre os anos 1990 e 2000.



Fonte: MOB Ceará
Redação: Narcisio Santos

4 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. alguem sabe informar de quais os prefixos anteriores ao reencarroçamento

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei os das outras empresas. Mas os Caio Vitórias reencarroçados da saudosa Empresa Salete. Sempre vinham da encarroçadora sem o emblema da Mercedes Benz. E foi dessa mesma Empresa Salete o primeiro ônibus reencarroçado que peguei na vida. Foi o 12 um "bondinho" Caio Vitória com janelas gaúchas e pequenos exaustores no teto. E o peguei no primeiro dia de sua operação na empresa. Foi na linha do bairro onde eu moro, a linha 405 Av. dos Expedicionários/Parque Dois Irmãos. O seu motor retificado tinha um som suave. Mas a sua carroceria veio torta penando para baixo o lado da porta traseira. E ainda ela rangia bastante. E apesar de todos os seus defeitos. Até que eu gostava muito de andar nele. Ele só não foi mais marcante para mim. Do que a da chegada do primeiro Caio Vitória z e r a d o da empresa nesta mesma linha, o carro 13. Um "bondinho" OF-1315.

    ResponderExcluir
  3. Esse 05142 da Bons Amigos, me faz lembrar do tempo, em que eu estudava na Escola Castelo Branco,rua Irmã Bazet, no bairro Damas.Eu morava no bairro João XXIII e tinha duas opções, pegá- lo, no final da linha, no antigo centro de treinamento da antiga Coelce, hoje, esse local é uma faculdade.A outra opção era pegar o Bonsucesso Jóquei,antiga Águia Branca, na Av. Luciano de Queiroz e descer no terminal Lagoa, pegar o João XXIII/Centro e descer na Av. João Pessoa.Se eu não estiver enganando, esse carro rodava fixo, nessa linha.

    ResponderExcluir
  4. Eu achava esse carro muito bonito e tinha alguns detalhes que me chamava a atenção: ele era curto em relação os outros(112,113...), o escapamento na parte traseira, o ronco do motor, os detalhes da carroceria, a parte traseira do lado da porta, onde a janela era mais comprida e havia mais bancos desse. Enfim, muitos detalhes que me trouxeram recordações, ah, saudades!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال