Dia do motorista - falta de empatia na relação com passageiros causa desmotivação funcional

Talvez muitos não saibam o que um condutor de vidas passa no seu dia a dia transportando diversas pessoas, de variados níveis de educação.


É antigo ver que alguns passageiros costumam desrespeitar os motoristas. Fato é que alguns não sabem o que passa na cabeça de uma pessoa que tem de se relacionar com a família, e ainda ter de suportar a falta de empatia dos usuários do transporte. O desgaste se dá nesse momento.


Há motoristas grosseiros, arrogantes que trabalham de mau humor e descarregam tudo nos passageiros no primeiro conflito. Existem passageiros que fazem o mesmo, daí entra a necessidade da empatia de ambos os lados.

O motorista precisa ter paciência para lidar com diversos tipos de pessoas que convive durante sua jornada. Os passageiros precisam entender o lado do motorista, e pensar mais antes de tomar algumas atitudes que afetem o psicológico de quem está com a maior responsabilidade durante o deslocamento de todos.

É preciso criar o prazer profissional no condutor que hoje trabalha apenas para sustentar sua família, nem sempre por amor a profissão. Equipes de RH, ou Desenvolvimento Humano trabalham para amenizar os impactos dos profissionais, porém, os gestores operacionais que, em muitos casos, são mal preparados e não colaboram contribuem, sem perceber, na desmotivação do motorista.

A causa desse problema também é a mesma - falta de empatia. Hoje o MOB Ceará decidiu fazer diferente, e não escolheu um profissional para contar sua história, mas está ressaltando sobre uma ''coisa'' intangível, mas que poderia resolver muitos dos problemas ligados a satisfação de clientes e de colaboradores.

Se colocar no lugar do próximo não deve ser encarado como ser "tolo" ou "besta", como se diz no Ceará. É um ato de valor, que promove a estabilidade em um relacionamento, neste caso, do cliente com o servidor.

Quando o motorista precisa frear bruscamente, em vez do passageiro chamá-lo de louco, deveria questionar o que teria ocorrido, pois certamente ele tentou salvar a vida de quem está sendo transportado.

Se o motorista passar do local de desembarque, em vez de xingá-lo, deve se perceber se o sinal foi puxado ao ponto do alerta aparecer no painel do ônibus, e se você solicitou a parada em tempo hábil do condutor frear no ponto. É necessário entender que veículos pesados não conseguem frenagem na mesma rapidez de veículos de passeio, pois são carros maiores.

E a empatia também cabe ao motorista, quando o passageiro não puxar o sinal com força ou mesmo quando a porta ainda estiver aberta. Se o cliente se chatear, deve se imaginar que ele não entende que a porta de desembarque deve estar fechada para que a luz da parada solicitada fique acesa. São muitos os casos de conflitos, mas não teriam como ser citados nesta matéria.

Os busólogos do MOB Ceará desejam que o Dia do Motorista seja, a cada ano, comemorado com mais ânimo ainda e que a profissão seja mais valorizada pelos passageiros e empresas. Hoje também se comemora o Dia do Perdão, com isso, esta equipe também espera que as relações dentro dos coletivos sejam de harmonia, cada um imaginando-se no lugar do outro para melhorar a qualidade de vida de cada um e o bem prevaleça.

Fonte: MOB Ceará
Redação: Narcisio Santos

7 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Matéria super bem elaborado.

    Um ponto que os passageiros não vê do motorista é que acorda na madrugada para chegar na garagem pra trabalhar e imagino a dificuldade de seu deslocamento.

    ResponderExcluir
  2. Realmente existe a falta de Educação de muitos é bem complicado trabalhar hoje no Sistema pois o Povo tem u.a língua enorme pra xingar mas já perde a língua na hora de ajudar o Motorista ou o Cobrador a falta de respeito dos Pedestres Ciclistas Motociclistas Motoristas de carros pequenos e até mesmo A falta de União da Categoria hoje faz a gente trabalhar somente pela necessidade e não pelo Amor a profissão como foi citado a própria gestão das empresas na maioria das vezes desmotivam ainda mais nós Profisionais do Volante obrigado pela homenagem a equipe Mob como sempre está de Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Grande matéria. Que devia ser feita pelos órgãos gestores do transporte em relação a educação tanto do condutor como do usuário

    ResponderExcluir
  4. Grande matéria. Que devia ser feita pelos órgãos gestores do transporte em relação a educação tanto do condutor como do usuário

    ResponderExcluir
  5. Parabéns aos motoristas pela profissão tão sofrida e que não é reconhecida pela população e os empresários...

    ResponderExcluir
  6. Obrigado mob pela homenagem tamo junto sempre valeu um abraço a todos

    ResponderExcluir
  7. Agilidade 10
    Empatia 0
    Dos motoristas da 076

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال