REDES:

_

Com novidades, Viação Itapemirim recebe o MOB Ceará São José de Ribamar: a empresa extinta mais falada na busologia Marcopolo apresenta plataforma BioSafe para empresários no Ceará RCR Locação acrescenta em sua frota cearense novos Ideale 800 Horizonte Transportes inova com aquisição de ônibus 0km

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Viajando no tempo com a Expresso Real Caririense

O Expresso Real Caririense foi uma empresa de ônibus originada no Crato, na região do Cariri, sul do estado do Ceará, na década de 1960. Foi fundada por José Gonçalves Bezerra, conhecido na região como Zezito.


Sua principal e mais importante linha, motivo de orgulho da empresa e da população da região, era a Crato x São Paulo via Juazeiro do Norte e Rio de Janeiro, mas a empresa também fazia a ligação do Cariri com as capitais Natal (Rio Grande do Norte) e Maceió (Alagoas), além da ligação com cidades do próprio estado do Ceará, como Campos Sales.


Já em 1971, a empresa tinha em sua frota ônibus leitos, como por exemplo o carro 20, em viagem à Brasília (fotos acima), e também carros semi-leitos, como por exemplo o carro 9 (foto abaixo), com carroceria Nicola e motor Mercedes Benz, equipados com toalete e música. A empresa se orgulhava em fazer a ligação de Juazeiro do Norte à São Paulo em 42 horas, quando em outras épocas a viagem chegava a demorar, sem imprevistos, até 8 dias, podendo demorar de 20 dias para mais em periodos de chuva, numa época em que as estradas eram de terra desde o Ceará até o estado do Rio de Janeiro.


Na década de 1980, o Expresso Real Caririense, assim como inúmeras outras empresas pioneiras legitimamente nordestinas que faziam linhas para o Sudeste, foi extinta, e suas principais linhas assumidas pela empresa mineira Gontijo (linhas para São Paulo e Natal) e pela empresa pernambucana Auto Viação Progresso (linha para Maceió).


Colaboração: Marinaldo Jr
Fonte: MOB Ceará

2 comentários:

Francisco Santiago disse...

Alquem sabe as cores da Antiga Expresso Real Caririense?

Unknown disse...

faixa de baixo azul e as letras vermelha faixa branco alumínio e a faixa abaixo das janelas vermelha teto branco morei perto da garagem de juazeiro do norte