Projeto estimula a leitura em ônibus no Grande Recife

Um suporte de livros em algumas linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife vem chamando a atenção nas últimas semanas. Faz parte do projeto "Viaje na Leitura", organizado pela empresa Borborema, que oferece aos passageiros diversos títulos, para entreter e estimular a leitura durante as viagens.

A ação, totalmente gratuita, convida o passageiro tanto a ler quanto a doar títulos. Inúmeras obras podem ser encontradas, indo de autores como Tom Clancy e Giberto Freyre até Padre Marcelo Rossi. "Há uma grande variedade de títulos. Fazemos o monitoramento e a reposição dos livros. Só não são permitidas leituras impróprias", diz em nota a Borborema.


Para a estudante Rayanne Leão, de 19 anos, a ação é válida: "Eu só tenho tempo de ler no ônibus". Ela, no momento da entrevista, tinha pego um livro de filosofia. "É a primeira vez que vi esse título (de filosofia) aqui. Para quem pega a mesma linha todo dia é ótimo, porque pode ficar lendo tanto na ida quanto na volta", concluiu.

A ideia da estudante é compartilhada por Lívia Suassuna, professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). "A princípio é uma iniciativa interessante. Talvez falte oportunidade para muitos lerem no dia dia, e de repente, esse tempo (no ônibus) pode ser usado", opina. Lívia ainda reafirma a importância da leitura: "As pessoas ganham quando leem. Se distraem, se divertem, se informam, ampliam a interpretação de mundo. Só tem indicação boa", conclui.

Ação começou em março

O projeto começou no último mês de março, quando a empresa resolveu expandir para os passageiros os títulos que disponibilizava aos funcionários, na biblioteca que fica na garagem localizada no bairro de Boa Viagem, Zona Sul.

Num primeiro momento, alguns veículos das linhas 032 - Setúbal (Conde da Boa Vista) e 039 - Setúbal (Príncipe) foram escolhidos, por terem veículos condicionados a receber o suporte de livros e por transportarem um fluxo considerável de estudantes. Mas já é possível encontrar a ação em outras linhas, como a 910 - Piedade/Rio Doce.

Fonte: Jornal do Comércio - NE 10

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال