Scharf-Reisen: Modernidade e preservação de relíquias na Alemanha

Em recente viagem pela Alemanha, o Sr. Carlos Feitosa de Albuquerque Lima, proprietário da Terra Luz Transportes, produziu alguns registros de ônibus que circularam nas cidades em que o empresário visitou.

Algumas delas já foram reveladas a você leitor, em uma das mais recentes matérias internacionais feitas pelo MOB Ceará e que você pode conferir novamente neste link.

Algumas das imagens, enviadas pelo dono da "41", geraram uma grande pesquisa sobre uma parte do transporte coletivo de algumas regiões da Baviera, estado localizado ao sudoeste da Alemanha. As imagens mostram um modelo de 1967, uma verdadeira relíquia que circulava tranquilamente pelas ruas de Regensburg, cidade situada a 103km de Munique, capital da Baviera.


O veículo visto acima é um Kässbohrer Setra S10, fabricado no ano de 1967 e pertence a companhia Scharf, sediada em Erding, cidade situada a 43km da capital bávara.


Através de pesquisas, o MOB Ceará descobriu que, além do belíssimo Setra da década de 1960, a Scharf ainda possui um monobloco Mercedes-Benz O-321H, fabricado em 1956 e que ostenta vários detalhes originais, sendo preservado até os dias de hoje.


Assim como o Setra, este monobloco é utilizado em ocasiões especiais, quando o cliente deseja mais requinte na sua viagem, que pode ser uma festa de formatura ou casamento, por exemplo.


Além de ser uma companhia de transporte coletivo em Erding e regiões próximas, a Scharf também é uma agência de viagens, que organiza cruzeiros marítimos, viagens aéreas e pacotes turísticos.

Mas a atividade mais interessante aos busólogos é, realmente a frota de ônibus da empresa, que dispõe de variados segmentos e tamanhos, além das duas relíquias vistas logo acima.

O MOB Ceará destaca abaixo alguns dos segmentos explorados pela Scharf-Reisen, que disponibiliza ônibus de alto luxo e detalhes curiosos aos olhares brasileiros.

Turismo

Para o serviço de viagens de longa distância, a Scharf dispõe de ônibus "Double Decker" com dois andares, representado pelo Setra S431DT, nas fotos abaixo.





Também indicado para longas viagens, a empresa disponibiliza o ônibus turismo de grande porte, representado pelo monobloco Mercedes-Benz Travego (O-580) nas imagens a seguir.

Um detalhe curioso que está presente neste segmento é o layout mais voltado a reuniões ou pequenas comemorações, com a "disponibilidade" da cerveja à bordo, uma grande paixão dos alemães.


A versão de entrada para o segmento do turismo é a Midi, com a representação deste monobloco Mercedes-Benz Tourino (O-510), que conta com até 32 assentos e banheiro, além de porta traseira, para facilitar o acesso dos passageiros.


Party Bus

Um serviço especial que a Scharf possui é o Party-Bus, que nada mais é que um ônibus voltado exclusivamente a comemorações, contando com layout e equipamentos para propiciar as desejadas festas regadas à cerveja. O modelo monobloco Mercedes-Benz Tourismo Party-Bus é bastante requisitado em comemorações esportivas na região de Erding.


Urbano

Os serviços regulares da Scharf são do tipo urbano, nos arredores de Erding, e são operadas por microônibus Mercedes-Benz Sprinter e ônibus comuns modelo Citaro, também da fabricante alemã.

As Sprinter do sistema urbano daquela região são bastante diferenciadas dos modelos vendidos no Brasil, se assemelhando mais a um ônibus do que uma van. Piso baixo e portas automáticas deslizantes são alguns dos detalhes mais interessantes.


O ônibus urbano convencional Scharf é dividido em dois segmentos: Um deles, que circula dentro da cidade de Erding, e os ônibus da "MVV" (será detalhado logo abaixo) circula nos arredores deste município.

O modelo visto abaixo é um monobloco Mercedes-Benz Citaro, que opera nas linhas da Scharf em Erding, ostentando, inclusive, o escudo da região.


A MVV (Münchener - Verkehrs- und Tarifverbund), é uma organização que controla o transporte coletivo em Munique e regiões próximas, possuindo várias empresas afiliadas e que operam nas linhas determinadas pelo grupo. O sistema, composto por taxi, metrô, bondes e ônibus abrange um total de nove regiões (Munique (sede - linha 50 a 199); Munique (distritos - linha 200 a 299); Bad Toelz - Wolfratshausen (linha 300 a 399); Ebersberg (linha 400 a 499), Erding (linha 500 a 599); Freising (linha 600 a 699); Dachau (linha 700 a 799); Fürstenfeldbruck (linha 800 a 899) e; Starnberg (linha 900 a 999)), ostentando as cores branca, azul e verde.

Abaixo, você confere um dos Mercedes-Benz Citaro da frota da Scharf, que atende ao MVV em nove itinerários diferentes (512, 520, 530, 540, 550, 560, 561, 570, 580).


A Scharf possui mais de 80 anos de tradição, se especializando no transporte coletivos na região de Erding e Munique, e preserva essas memórias através das imagens de sua antiga frota, como os exemplares Henschel e Magirus-Deutz vistos abaixo, bem como os dois conservadíssimos ônibus Mercedes-Benz e Setra que motivaram a publicação desta matéria.





Clique e conheça mais sobre a Scharf-Reisen.

Fonte: MOB Ceará

2 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Muito bom! O Setra e o MB preservados são duas preciosidades!A cultura da preservação precisa se expandir pelo Brasil!Parabéns!

    ResponderExcluir



  2. Posting an advertisement on your car on websites like [www.vendecarros.do] can certainly help.
    Thousands of people visit these websites every day, giving you a better chance of getting a potential buyer. Don't forget to post on local classified ads,
    Venta Carros Usados

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال