Articulado com Ar-Condicionado está em testes

Após o primeiro teste com ônibus articulado na capital cearense, a São José Transporte Urbano inicia as operações experimentais de mais articulado nas ruas de Fortaleza.
Equipado com carroceria Comil Doppio BRT e chassi Volvo B340M, o veículo é possui o piso alto, ou seja, equivalente à altura dos ônibus urbanos que atualmente estão em operação.


A unidade testada, que ganhou  o prefixo  12399, é especialmente desenvolvida para aplicações em vias segregadas com calçada ao nível do piso do ônibus, com acesso pelo lado esquerdo. E pelo lado direito, o acesso é normal, com degraus nas três portas.


Além de todos os detalhes já citados, o ônibus possui um sistema de Ar-condicionado, para garantir um clima mais ameno aos passageiros, que já usufruem do conforto com as poltronas acolchoadas, a suspensão pneumática e a maciez das mudanças de marcha, causada pela utilização do câmbio automático.


As configurações do Comil Doppio contrastam com o Caio Mondego, que ainda está sendo testado pela São José com numeração 12199, pois este possui piso baixo e não possui ar refrigerado, o que, inicialmente, demonstrou a preferência da população pelo modelo Comil.
 
Caio Mondego, com chassi Volvo B360S e piso baixo
O 12399 possui motor Volvo DH12E posicionado no entre-eixos, que disponibiliza uma potência de 340cv e torque de 1700 Nm. O câmbio do veículo, também localizado no entre-eixos, é automático de quatro velocidades da marca Voith e possui retarder incorporado, para auxiliar nas frenagens.


Este é apenas o segundo dia de testes do Comil Doppio em Fortaleza, que deverá durar ainda vários dias na mesma linha: 041 - Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu.


Fonte: MOB Ceará

1 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Vocês sabem informar se ainda estão rodando os articulados e em que hora estão partindo dos terminais?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال