Linha do dia: 333-Araturi 1 (Metropolitano)

Na edição de hoje, o blog vai falar um pouco sobre a linha metropolitana 333-Araturi 1, que liga o Conjunto Araturi no município de Caucaia ao Centro de Fortaleza.


O Conjunto Araturi, no município de Caucaia, é um conjunto habitacional que nasceu através de um programa chamado COHAB/CE, entre os anos de 1985 e 1986. No período da inauguração, o bairro ainda não tinha linha própria. 

Para atender os moradores do novo conjunto, a linha 140 - Jurema, teve seu itinerário alterado passando a atender o Araturi, para, em seguida, retornar para o bairro Jurema.

Ainda em 1986, a Empresa Vitória disponibilizou a linha 070 -  Araturi via Fortaleza, no qual operava com fichas e tinha 3 opções de preços.
A ficha vermelha era a de maior valor pois a mesma ia até o centro de Fortaleza, seguida da preta, que ligava o Araturi até o Antônio Bezerra e a de cor laranja somente até o Tabapuá.

A linha 333-Araturi /Fortaleza possui mais de 27 anos e é atualmente uma das maiores linhas em fluxo de passageiros da Empresa Vitória.


A linha 333 passa por ruas como a Nw6, Nw9, Nw23, Av. Dom Almeida Lustosa, Av. São Vicente de Paula no Araturí e na Jurema passa pelo Hospital da Jurema (Santa Terezinha), no 18° Distrito Policial, pela Estação da Jurema.
Em Fortaleza, a linha tem seu ponto final na Avenida do Imperador. Confira o mapa da linha:

A linha é muito bem servida de ônibus novos e com uma ótima frequência nos horários de pico, com intervalos de 4 até 7 minutos nos horários de pico pela manhã.
Possui uma frota de 17 veículos em horários de pico e 12 em horários entre picos.

Segundo informações colhidas pelo busólogo João Paulo junto ao fiscal Marcos, a linha chega a transportar entre 75 a 95 passageiros por viagem.


Fonte: MOB Ceará
Colaboração: Wenderson Soares/João Paulo

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال