Pesquisa: Quantos micro-ônibus existem no SIT-For

Na edição de hoje, o MOB Ceará apresenta os dados obtidos em mais uma pesquisa realizada com o intuito de manter nossos estimados leitores sempre bem informados. Desta vez, iremos informar quantos micro-ônibus operam no sistema de transporte coletivo da capital cerense. Acompanhe.




Das 14 empresas operantes no SIT-FOR, apenas 8 delas possuem micros na composição da frota. Vale ressaltar que algumas delas já operaram com micros em outros tempos, como por exemplo a Cearense, na qual deixou de operar com micros desde 2010, além da Fretcar, que desativou seu último micro em 2012. As demais empresas, como Siará Grande, Aliança, Rota Expressa e Terra Luz, nunca operaram com este tipo de veículo.

E agora: Os resultados. Observa-se que as empresas estão classificadas por ordem crescente de código operacional.

02 - Viação Fortaleza

A Viação Fortaleza possui atualmente uma frota de veículos aproximada em 207, e deste número, são 27 micro-ônibus, o que representa 13,1% de sua frota atual.




12 - São José

A São José transporte Urbano possui uma frota de 235 veículos, sendo que, deste total, contabilizamos 37 veículos entre micro-ônibus e micrões, o que representa 15,8% da frota. Vale informar que em outra pesquisa realizada pelo MOB, postada na rede social ORKUT em 24/11/2011, a empresa possuía um percentual de 22,3% da frota operante na época.



20 - Santa Maria

A empresa Santa Maria foi a pioneira a possuir micros em sua frota, isso em 1997. Hoje conta com uma frota de 88 ônibus, 19,4% representada pelos micro-ônibus, que ao todo são 17 veículos.




26 - Maraponga

A Maraponga trabalha com micros desde o ano 2000, na época adquiriu 6 Marcopolo Sênior, sendo alguns com chassi Mercedes e outros Volkswagen. Hoje a empresa possui uma frota de 105 veículos, dos quais 19 são micros (somados de micrões), o que equivale a 18,1% de sua frota.





30 - Via Urbana

De acordo com a última contagem, realizada no mês passado, a Via Urbana possui 229 veículos, sendo que deste total, contamos 32 micros e micrões. Mesmo atentando ao fato de que neste exato momento a empresa está passando por uma renovação de frota, acreditamos que os números de nossa pesquisa não serão alterados, pois a renovação está ocorrendo com ônibus grandes, não influenciando os micro-ônibus, que representam cerca de 14% da frota operante da empresa.



35 - Vega

O número de micro-ônibus presentes na frota da Vega sempre foi um dos menores de Fortaleza, a alguns anos atrás, a empresa possuía 14 micros em uma frota de quase 200 ônibus, e hoje com uma frota de 280 veículos, apenas 22 são micros, todos MIDI, o que equivale 7,9% da frota total.




36 - Santa Cecília

A Viação Santa Cecília teve uma redução na quantidade de micros em sua frota. No ano de 2013, até agora, foram incrementados 11 micrões novos na frota e saíram 14 micro-ônibus. Atualmente sua frota possui 107 veículos, e deste número, contamos 16 micros e micrões, o que equivale 15% da frota.



42 - Dragão do Mar

Na Dragão do Mar houve um aumento na quantidade de micros em 2012, após um congelamento de 8 anos com a mesma quantidade de micros na frota (de 2004 até o primeiro semestre de 2012), período em que a empresa contou com apenas 10 micros, e com a licitação de 2012, a empresa necessitou de mais 2 veículos do porte para a linha 309 - Conj. Sumaré / Parangaba. Com isso, a mesma adquiriu 2 micro-ônibus 2010 de sua "irmãzinha" Viação Urbana.

Hoje, com base em sua frota operante de 203 ônibus, constamos que 6% de sua frota é composta pela classe semi leve, convém ressaltar que, dentre as empresas que possuem micros na frota, a 42 é a empresa que possui o menor percentual da classe.




No total, o sistema de Fortaleza atualmente está contando com 182 micro-ônibus dos mais variados modelos. Por fim, lembramos que essa pesquisa possui uma margem de erro de até 1,5%.

Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال