Maraponga: 32 anos de tradição no transporte

O primeiro dia de maio é mais conhecido como o feriado do dia do trabalho, até aí tudo bem, afinal, a data comemora e possibilita um excelente e necessário descanso  para grande parte dos trabalhadores.

E nesse ponto, o estimado leitor deve estar se perguntando: E o que isso tem a ver com o blog?? A resposta é simples, 1º de Maio também é a data de aniversário de uma tradicional empresa de Fortaleza: A Maraponga Transportes.



Com fundação em 01 de Maio de 1981, inicialmente a empresa tinha razão social "Transportadora Redenção Ltda" e nome fantasia "Maraponga Transportes". A empresa de ônibus surgiu através de um novo objetivo traçado pelos fundadores, se antes, operava apenas no segmento do transporte de cargas, a partir daquela data, o  transporte de passageiros seria mais um propósito.



Dois anos depois, a empresa de ônibus muda sua razão social para "Maraponga Transportes Ltda", permanecendo com o mesmo nome fantasia.

No início, a área de atuação da empresa situava-se principalmente na região do bairro do José Walter e Mondubim. O que ainda pode ser descrito como verdade, visto que a ''26'' sempre manteve as origens, buscando a excelência que nos permite  afirmar que a Maraponga faz parte da história do "Zé" Walter, um bairro que cresceu e se desenvolveu, dentre outros motivos, através da grande contribuição prestada pela empresa, ao proporcionar uma ligação eficiente com o restante da cidade.

Com o passar dos anos, a empresa cresceu e adquiriu modelos de ônibus que marcaram época, como os monoblocos Mercedes-Benz O-364 com a clássica pintura marrom-e-branco - os primeiros ônibus da empresa; e o Thamco Scorpion Volvo B-58E.


Vamos acompanhar um pouco do crescimento da empresa, através das linhas, na década de 2000.


Em 2000, com a aquisição de parte da Empresa Nossa Senhora Aparecida, a Maraponga herdou, além de alguns ônibus, algumas linhas como a 307 - Itaóca / Jardim América e 403 - Expedicionários / Parangaba.

Em 2003, a empresa adquiriu 12 tabelas da extinta empresa Salete. As tabelas eram distribuídas entre as linhas 075 - Campus do Pici / Unifor e 389 -Campus Universitários / Jovita Feitosa.
Em 2004, a Maraponga adquiriu algumas tabelas da CTC na linha 042 - Paranjana 2.

Vale ressaltar que a Maratur, que era uma espécie de empresa-irmã da Maraponga, havia adquirido 4 tabelas da CTC em 2003 via licitação, quando a mesma iniciou as operações no segmento urbano, porém, para efeito de contagem, consideramos as duas como uma única empresa.
Em 2007, a Maraponga adquire 4 tabelas das  empresas Bons Amigos e São Vicente, foram 2 tabelas na linha 310 - Campus Universitários /Pan Americano e 2 na linha 314 - Henrique Jorge.

Naquele mesmo ano, a empresa se firmou integrante do consórcio das empresas afiliadas ao Sindionibus.

Atualmente, 
Maraponga possui uma frota de 105 ônibus.


O MOB Ceará, inclusive, produziu um especial no mês de Julho de 2012 para abordar o crescimento da empresa. Foi analisado o período de 2008 até 2012, e o resultado foi impressionante: Ela passou de cerca de 82 veículos para o número atual de 105, como já falamos.



A empresa sempre está em ótimas colocações, prova disso são algumas de nossas pesquisas, onde a Maraponga sempre está em primeiro ou entre as primeiras, como a última nossa sobre a acessibilidade e outras sobre renovações ou idade média de frota

Confira as linhas que a Maraponga possui atualmente:

014 - Aguanambi 2/Rodoviária
029 - Parangaba/Náutico
038 - Parangaba/Papicu
040 - Parangaba/Lagoa
056 - Corujão - Grande Circular 2
089 - Expresso - Parangaba/Papicu
095 - Corujão - Conjunto José Walter
317 - Cidade Nova/Parangaba
347 - Conj. Prefeito José Walter/Parangaba/Av. L
377 - Conj. Prefeito José Walter/Parangaba/Av. J
395 - Sítio Córrego/Parangaba
407 - Conj. Prefeito José Walter/Expedicionários
456 - Planalto Ayrton Senna/Parangaba
466 - Arvoredo/Parangaba
605 - Conj. Prefeito José Walter/BR-116/Av. I
606 - Conj. Prefeito José Walter/BR-116/Av. N

Nesses 32 anos de história, a Maraponga cresceu, se desenvolveu e mostrou para a população que ela tem seu destaque.



Neste dia, nós, do MOB Ceará, queremos manifestar nossas felicitações por mais um ciclo formado pela empresa, e esperamos comemorar muitos outros aniversários.

Fonte: MOB Ceará

13 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Quando estive em Fortaleza em 04/2012,vi apenas a Fortaleza operando a 068,isso mudou realmente,ou só a Fortaleza opera mesmo a linha?

    ResponderExcluir
  2. A Empresa Maraponga é uma das piores senão a pior empresa de ônibus de Fortaleza. O descaso com o Bairro José Walter é desumano: poucos ônibus trafegando, tanto pela manhã como pelo final da tarde até a noite a lotação dos ônibus são absurdamente assustadoras. E isso quando tem ônibus circulando, ao que me parece, hoje eu passei 45 minutos cronometrados no relógio esperando um 407 (Expedicionários José Walter) e nenhum apareceu. Então fui para o terminal da Parangaba pegar um 347 (José Walter-Parangaba), ambos da DESQUALIFICADA EMPRESA e passei mais 35 minutos esperando em pé numa fila kilométrica. Então, aproveitando aí a aula de história, sugiro que mudem a diretoria da empresa ou ela deixe outra empresa competente cuidar das linhas do bairro José walter.

    ResponderExcluir
  3. Essa ai ta revoltada kkk foi bem algum motorista da maraponga q não quis ela.kkkk

    ResponderExcluir
  4. Ela chegou a ter ciferal c o n d o r em sua frota. Eu me lembro do 023. Alguém aí se lembra deles?

    ResponderExcluir
  5. Eu trabalhei nesta empresa no período de 2010 até 2016,foi muito bom.maraponga é uma empresa muito boa para trabalhar e gostaria muito de voltar a trabalhar nela novamente.seria maravilhoso.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria muito que o direito desta empresa senhor David Albuquerque, que pudesse me dá mais uma chance. Deus abençoe essa empresa e os que trabalha nela .

    ResponderExcluir
  7. Boa noite,Uma reclamação um discaso com propulasão que e usuarios dos transportes da (linha 680) cidade jardins José walter,ônibus, lotado,demorado,ultrapassando a quantidades de passageiros em pé esta um caus. Espero que, as autoridades tomem providências desses descaso para com a população obrigado, desdes ja agradeço a compreensão.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia é o 317 cidade nova /parangaba vai sair do final. Da linha ou vai continuar na av João ramo?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia aí empresa tá de parabéns mil mil ela é mil é o Jean Carlos está falando história da empresa me comoveu

    ResponderExcluir
  11. Deste a deca da de 80 sou cliente e cada vez mais admiro vcs parabéns

    ResponderExcluir
  12. Saudades dos Monoblocos 0-364, carros macios, silenciosos.... Ficava com inveja, pois ela tinhas muitos desses carros e o do meu Bairro, eram com motor dianteiro e duros, barulhentos etc....

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال