Chega a Fortaleza o aguardado ônibus Scania

A  Equipe MOB Ceará visitou a concessionária Conterrânea, no bairro das Cajazeiras, e conferiu em primeira mão, o que é, atualmente, a grande novidade do sistema de transporte urbano de Fortaleza: O Scania F-250 HB.

O veículo, que recebeu a bela carroceria Neobus Mega, está em exposição na concessionária, à disposição para testes por parte das empresas urbanas de Fortaleza.  O MOB Ceará acredita que o ônibus não ficará muito tempo no pátio da Conterrânea e que, sem demora, estará desfilando pelas ruas da capital.


Na visita, os integrantes do MOB Ceará foram gentilmente recebidos por André Gonzaga (Master Driver), Gilberto Paraiso (Diretor) e Sandoval Nunes (Vendas), que nos mostraram detalhes e todas as particularidades que caracterizam os chassis Scania.

André, que veio guiando o veículo de São Paulo até Fortaleza, relatou sobre o comportamento do veículo em diversas situações, desde: Serra, estrada plana e área urbana. Assim, através das informações descritas, foi possível confirmar o excelente desempenho do ônibus, se comparado, principalmente, com os ônibus urbanos que estão atualmente em circulação.


Inicialmente são notórias as suas elevadas dimensões, uma das principais  características da série F da marca.

O ônibus tem 13 metros e meio de comprimento e 6,5m de entre-eixos, o que contribui bastante para uma maior capacidade de transporte de passageiros, e consequentemente, permite desafogar os terminais e pontos de parada com mais facilidade.

A ergonomia também é destaque no novo ônibus. O motorista tem a sua disposição, no painel, um completo computador de bordo, controlado  por botões no volante e que informa entre outros dados: Consumo instantâneo e em viagem; mensagens de advertência e indicador de manutenção futura. Além disso a direção conta com ajuste de altura , desenvolvido para trazer mais conforto ao profissional do volante.

Apesar do tamanho, o ônibus tem bom desempenho, mesmo carregado, pois ele é equipado com um motor cinco cilindros que, além de um barulho característico dos ônibus Scania, produz 250 cv potência e um torque de 1150 Nm (dados mais elevados que o concorrente direto, o Mercedes-Benz OF-1724), significando assim, agilidade e alta velocidade, mesmo com sua completa capacidade de passageiros.

O pós-venda também é uma questão destacada pela concessionária. A Conterrânea dispõe de um amplo de suporte de manutenção, que visa moldar o serviço de acordo com as necessidades do cliente, seja nos reparos na concessionária, bem como na própria empresa cliente.


Para os frotistas, o Scania F-250 demonstra ser uma excelente opção para quem busca alto desempenho e grande capacidade de carga, com preço acessível  E para os busólogos, significa o inestimável retorno ao cenário local da marca sueca, que marcou pela imponência de seus carrões desde a década de 1990.


O MOB Ceará agradece a toda a equipe da Conterrânea, em especial as pessoas que nos receberam com total cortesia e atenção. Torcemos muito para que este seja apenas o primeiro passo da retomada dos ônibus Scania em Fortaleza.


Da esquerda para direita: Ismael Bernardino; André Gonzaga; Gilberto Paraíso; Sandoval Nunes; Nildo Barroso e Pedro Carvalho

Fonte: MOB Ceará

7 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. ÓTIMA REPORTAGEM! PARABÉNS A CONTERRÂNEA E AO GUROPO MOB CEARA PELA NOTICIA COMPLETA E EM PRIMEIRA MÃO!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado a todos pela participação, fazemos tudo isso por amor

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria, fiquei até curioso pra andar em um Scania rsrs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela matéria, muito boa! Agora quanto ao produto, particularmente, não gosto. Ônibus de verdade pelo menos para mim, tem como principal característica, o motor localizado na parte traseira. Ônibus com motor na frente em se tratando de transporte coletivo, para mim é caminhão adaptado para ônibus, desconforto total!Acho que já chega de tanto ônibus motor na frente, em nossa capital. O fortalezense merece coisa melhor! Tipo o Scania K23O e o k270. Estes sim, são ônibus de verdade!

    ResponderExcluir
  5. Hj vi essa maquina com a logo da 12 parada na Conterranea.hetbult

    ResponderExcluir
  6. Acredito que ainda levará um bom tempo até que as empresas de transporte público do Ceará deixem de adquirir veículos os mais simples possível em virtude da suposta "economia" trazida pelos mesmos. Os chassis Scania possuem monitoramento completo de seus componentes, o que facilita a manutenção preventiva e corretiva de modo que isso possibilita possuir um número menor de veículos reserva.

    Outra tecnologia que só agora está chegando nos veículos urbanos do estado é a suspensão à ar que, resumindo ao máximo as vantagens, possui uma melhor absorção das irregularidades das vias (o que é muito bem vindo nos veículos que trafegam pelas avenidas João Pessoa e Perimetral, especialmente no trecho entre o Balão do Mondubim e o terminal de Antônio Bezerra), maior praticidade de manutenção e menor transferência de ruído para a carroceria.

    Apesar de não ter um grande conhecimento técnico de mecânica sou apaixonado por veículos e procuro estar sempre pesquisando sobre as tecnologias implementadas nos mesmos e, com base no que sei até o momento, jamais deixaria de adquirir um chassi Scania, Volvo ou Iveco (sim, eles estão produzindo só chassis já à algum tempo - Iveco 170S28) para adquirir um Mercedes, Volkswagen (mesmo sendo atualmente motorizado pela MAN) ou Agrale.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال