A suspensão pneumática vem conquistando cada vez mais espaço no transporte de passageiros por oferecer benefícios que vão além da simples absorção de impactos.
%2020.29.45_1487d0dd.jpg)
O item garante muito mais conforto tanto para os passageiros quanto para os motoristas, reduzindo vibrações e proporcionando viagens mais agradáveis, especialmente em longas distâncias. Outro ponto importante é a segurança: o sistema se adapta automaticamente ao peso do veículo, mantém o ônibus nivelado, aumenta a estabilidade em curvas e frenagens e contribui para reduzir riscos de tombamento.
Além do conforto e da segurança, a suspensão pneumática preserva a estrutura do chassi e da carroceria, diminuindo o desgaste prematuro de componentes e aumentando a vida útil do ônibus.
Embora o investimento inicial seja maior — em média de 8% a 15% acima do valor do chassi convencional (com molas), trata-se de um sistema que agrega competitividade ao serviço, pois garante qualidade percebida pelos clientes e reduz custos indiretos ligados ao desgaste estrutural, percepção está sentida principalmente nos serviços de linhas e fretamento.
A manutenção exige menor tempo de reparo em caso de quebras, em comparação ao sistema metálico. No Ceará, a Viação Fortaleza já está com mais de 84% da frota equipada com esse tipo de suspensão, e outras também estão padronizando suas compras somente com suspensões pneumáticas, principalmente depois da Mercedes e Volks criarem chassis leves para atender a esse novo perfil de pedidos.
%2020.29.45_f5b236c0.jpg)
Redação: MOB Ceará