REDES:

_

MOB Ceará conhece as instalações da Ferraria JG - Marcopolo Viação Penha mostra sua casa e aquisições ao MOB Ceará Sindiônibus convida MOB Ceará para uma conversa aberta sobre mobilidade urbana Busólogos conhecem DD de 15 metros da Neqta Conhecimento fez diferença na visita da São José

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Viajando pelo Nordeste: De Juazeiro do Norte (CE) para Juazeiro (BA)

Em mais uma matéria do quadro “viajando pelo Nordeste”, o MOB Ceará apresenta as informações referentes a duas cidades que são referência no território que compõe o quadro.

A linha que apresenta uma quilometragem aproximada em 360 quilômetros, e dependendo da empresa a viagem pode ter uma duração estimada em até 06 horas.

Juazeiro do Norte está situada no Sul do Ceará, ocupando área de 248 km² com população de quase 300 mil habitantes. A cidade tem na figura do Padre Cícero Romão Batista um marco na construção da religiosidade, da cultura do seu povo e acontecimentos políticos do Cariri. Quando o sacerdote chegou em abril de 1872, cavalgando num jumento, era apenas um arraial com algumas poucas casas de tijolos e uma rústica capela. Recentemente, Juazeiro comemorou a passagem de 100 anos da sua emancipação política como a terceira cidade do Ceará após deixar de ser um mero povoado pertencente ao Crato. Tudo começou durante uma missa em março de 1889 quando Padre Cícero ministrava a comunhão aos fiéis. Ao colocar a hóstia na boca da beata Maria de Araújo, esta se transformou em sangue. O fato se repetiu por diversas vezes durante cerca de dois anos, sendo logo atribuído pelos fiéis como um milagre.

O município de Juazeiro localiza-se no norte do Estado da Bahia, na microrregião homogênea do Baixo Médio São Francisco, possuindo uma extensão territorial de 6.390 km². Situada na margem direita do rio São Francisco — fator precípuo de sua existência — apresenta um contingente populacional de 197.965 habitantes. Encravada na região semiárida do Nordeste brasileiro, em pleno polígono das secas, Juazeiro encontra-se em posição privilegiada, num entroncamento rodoferroviário, fluvial e aéreo, distante 504 km da capital, Salvador. Apresenta clima tropical semiárido e vegetação predominantemente de caatinga, destacando-se o imponente juazeiro, que empresta nome à cidade.

A linha conta com a operação permitida de 03 empresas. Abaixo, o MOB Ceará narrará como funciona o procedimento de cada uma destas empresas.

A empresa que dispõe uma maior quantidade de horários é a Viação Pernambucana. Diariamente, são ofertados aos clientes 07 horários no sentido Juazeiro (CE) x Juazeiro (BA) e mais 07 partidas no sentido contrário.
Sentido Juazeiro do Norte x Juazeiro: 05h20, 07h45, 08h00, 11h00, 14h00, 14h30 e 21h30.
Sentido Juazeiro x Juazeiro do Norte : 06h10, 06h40, 07h40, 11h40, 12h40, 16h00 e 22h10.

A segunda opção, que também presta serviço diário é Real Maia. No site da empresa é possível realizar a compra e mostra apenas no sentido Ceará x Bahia. A empresa tem sua partida todos os dias às 06h40, chegando ao município baiano às 14h.

A terceira opção, que não presta serviço diário, mas está cadastrada para operar na linha é a Kandango Transportes e Turismo LTDA (Catedral). A empresa oferece aos seus usuários o serviço executivo e tem saídas as Terças, as Quintas e aos sábados, sempre ás 14h10, adentrando a cidade de Juazeiro (BA) por volta das 21h00. No sentido contrário (Bahia x Ceará), a Catedral tem partidas aos Domingos no horário das 15h00.

Redação: Nemezio Neto
Fonte: MOB Ceará

2 comentários:

  1. Só uma pequena correção na matéria: essa foto que está como sendo de Juazeiro/BA, na realidade é Aracajú/SE.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected]
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.