Viajando pelo Nordeste: De Caruaru (PE) x Para Teresina (PI)

Em mais uma edição do quadro “Viajando pelo Nordeste”, o MOB Ceará apresenta, desta vez, os detalhes da linha que conecta um dos maiores pólos econômicos de Pernambuco à capital do Piauí.

Caruaru está localizada no Vale do Ipojuca, e ao longo dos anos, a cidade recebeu várias denominações, sendo conhecida também como a "Princesa do Agreste", a "Capital do Agreste" e a "Capital do Forró". O município é o mais populoso do interior de Pernambuco, com uma população residente de 289.086 habitantes, conforme dados do IBGE, relativos ao ano de 2009, que vivem numa área territorial de 921 Km², tendo como padroeira Nossa Senhora das Dores. Atualmente, Caruaru destaca-se como o mais importante pólo econômico, médico-hospitalar, acadêmico, cultural e turístico do Agreste, sendo também famosa por sua tradicional feira livre, enaltecida nos versos do compositor Onildo Almeida e na voz do eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga. 

Teresina é a capital e o município mais populoso do estado brasileiro do Piauí. Localiza-se a 343 km do litoral, sendo, portanto, a única capital da Região Nordeste que não se localiza às margens do Oceano Atlântico. Possui uma população estimada em 861.442 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018. Está conurbada com a cidade maranhense de Timon, formando, assim, a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, que aglomera cerca de 1.194.911 habitantes, sendo a segunda RIDE mais populosa de todo o Brasil, atrás apenas de Brasília. Teresina é a 21ª maior cidade do Brasil e a 17ª maior capital de estado, sendo a 7ª capital mais populosa e a 7ª capital mais rica do Nordeste.

As empresas que são responsáveis por ligar as duas cidades são: a Auto Viação Progresso e a Auto Viação Cruzeiro, sendo que ambas atuam em dias e em horários distintos. O trecho entre as duas cidades compreende mais de 1.000 quilômetros e a viagem tem duração média de 17 horas, dependendo das condições de trânsito.

A Viação Progresso tem saídas diárias de Caruaru sempre às 16h20 e às 21h35, com exceção do domingo, onde a empresa só oferece o horário de 21h35. No sentido contrário (Teresina x Caruaru), a empresa oferta aos seus usuários os seguintes horários: no domingo e na segunda-feira, a saída acontece às 20h35 (único horário); na terça, na quarta, na quinta e na sexta, a partida ocorre às 13h35 e às 20h35. No sábado, por sua vez, a viagem inicia em Teresina às 13h10 e às 20h35.

A Viação Cruzeiro é a segunda opção para quem deseja conhecer a cidade da “feira grande” ou conhecer a capital cercada pelo rio Parnaíba. A saída de Caruaru para Teresina acontece aos domingos, sempre às 16h20. No sentido inverso, as viagens começam em Teresina sempre às 14h30.

Fonte: MOB Ceará
Redação: Nemezio Neto

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال