Redução de cobradores de ônibus surtirá efeitos. Conheça alguns

As empresas de ônibus estão testando, em algumas linhas, a utilização de veículos com limitação para pagamento apenas com cartões de passagens com crédito.

Algumas linhas como a 029, 045, 050 e 092 já implantaram as mudanças, por serem rotas com intervalos curtos que não impactam muito no tempo de espera para quem paga a passagem apenas em espécie. A medida visa reduzir custos com mão de obra, agilizar o embarque através dos cartões e influenciar a população a adotar o bilhete único e meia passagem com crédito, para alcançar o notório objetivo. Os cartões com crédito viabilizam a viagem do usuário, além de outras vantagens financeiras, mas um dos efeitos seria a redução de parte dos cobradores, o que fez com que o sindicato da categoria fizesse manifestações em diversos terminais, demonstrando desacordo com a mudança. As tabelas que já rodavam sem cobrador por fazerem serviço de transbordo (expressos) agora estão sendo aproveitadas e aceitando os cartões eletrônicos ao invés de fazerem uma viagem sem transportar passageiro algum.

Transporte complementar

Um dos efeitos também refletirá no transporte complementar. A COOTRAPS paga compromissos antigos através de passagens de cartão eletrônico que, ao serem apuradas pelo Sindiônibus, seriam repassadas aos credores. Já as passagens em dinheiro custeiam as diárias dos funcionários além de combustível e manutenção dos veículos, e isso a cada dia ficará mais difícil de se sustentar, com o aumento do pagamento por cartões.

Com a redução das passagens em espécie, a margem para esses pagamentos se comprometeria e necessitaria de um novo acordo com a justiça para estipular uma margem das passagens eletrônicas a serem repassadas para a cooperativa, para não comprometer as despesas atuais com os itens citados no parágrafo anterior.

Se o projeto avançar, haverá a necessidade da ampliação de postos de recarga de cartões de passagens. Fato é que a função de cobrador ainda existe devido os pagamentos em dinheiro. Muitas capitais já extinguiram a função. Um ônibus da ETUFOR já está andando em diversos bairros para facilitar aos usuários na adoção dos meios eletrônicos de pagamento.

Ressalva

O MOB Ceará não se posiciona em relação ao assunto pois cabe ao empregado e o empregador discutir suas relações de trabalho. Este site narra apenas as noticias e novidades do setor de transporte focando em assuntos de relevância tratando as menores e maiores, melhores e piores empresas de ônibus com igualdade, respeitando os admiradores das mesmas e expondo o esforço das mais deficitárias que possuem estrutura organizacional e porte diferente das outras.

Fonte: MOB Ceará

8 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Se a prefeitura pensasse mais na população que utiliza esse serviço diariamente. Só aceitaria essa proposta dos empresários de retirada dos cobradores. Com a contrapartida de que os mesmos oferecessem a população. Veículos mais confortáveis. Que além do ar condicionado. Nos proporcionassem também assentos acolchoados. Ou veículos como motorização traseira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não entendi. Pelo seu critério, se o negócio for melhor PRA VC, pode se sacrificar 4000 empregos ? 4000 pais de família nas ruas ?

      Pq mesmo com ar (quando funciona, né Dona Aliança?), motor traseiro, os custos - maiores - vão sair dos nossos bolsos.

      Excluir
    2. Melhor para mim a demissão de cerca de 4000 trabalhadores pais de família? Tá louco cara? Ninguém em sã consciência, incluindo eu. É a favor dessa desgraça? Ora meu caro, a minha postagem se refere a uma espécie de "penalidade" aos empresário por esta possível decisão por parte deles! A prefeitura passaria a exigir deles a manutenção da mesma tarifa. Para que eles adquirissem ônibus com motorização traseira. Ou com poltronas acolchoadas. Ou você acha que os empresários vão diminuir a preço da passagem com a possível, TORAMA QUE NÃO, demissão deses 4000 trabalhadores? Já que essa onda de demissões parece inevitável. Já que a prefeitura sempre atende as vontades dos empresários. Que pelo menos ela fizesse essas exigências à eles. Como uma espécie de compensação, punição à eles apara que isso acontecesse. Entendeu cara?

      Excluir
    3. não, não vai haver compensação. Os empresários já estão fazendo isso como "compensação" pelos custos deles, que "subiram". Por isso a passagem sobe.

      Tirar cobradores vai reduzir muito pouco para efeito de cálculo da planilha, mas vai ajudar BASTANTE no fechamento TRIBUTÁRIO das empresas. Como a PMF recebe em ISS (no valor da passagem) e não a CSLL (que incide na folha mas é federal), a PMF NÃO PERDE absolutamente nada.

      Por isso que eu não conto com "compensações" como as que vc pediu (carro traseiro, articulado ou coisa assim). Pq, essas SIM, eles já tem como desculpa embutida pra AUMENTAR e REPASSAR pra passagem.

      Perdão se eu fui muito ríspido, mas eu entendi o seu raciocínio lendo a resposta.... só não sou otimista assim. Por uma razão simples.

      A PMF TEVE o poder de exigir, num negocinho chamado LICITAÇÃO (ironicamente, a licitação 'coincidentemente' ocorreu na época da Lôra). E a ÚNICA COISA que foi pedido foi... segurar a passagem!!!

      Taí a bomba explodindo na cara de todo mundo: passageiros, motoristas e cobradores...

      Excluir
  2. Eu acho que se vão tirar os cobradores então vão ter que diminuir os valores das passagens. E colocar um ar condicionado que funcione realmente pois esses ônibus da marcopoMa Deus me livre já os ônibus da Caio o ar condicionado e bem melhor

    ResponderExcluir
  3. A mudança é bem vinda. Além da melhora na segurança e no tempo da viagem, poderemos assim ter reducao nos custos dos onibus e ate mesmo termos a redução da tarifa. Só espero que assim, facilite a manutenção dos ônibus, e a PORCA da Santa Cecília melhore os Ar Condicionados dos seus veículos (36503 rodando a 38° galera)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo não pense que isso vai ter retorno positivo para o usuário,pelo contrário, será uma opção a menos na forma de pagamento, você perder seu passe ou tiver sem crédito vai ter que pegar um Uber ou táxi, o projeto final como eles querem vai ficar pior com o motorista passando o troco.

      Excluir
  4. Além disso Tudo que esta acontecendo ainda esta previsto o aumento das passagens de ônibus

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال