Maraponga: 37 anos de atuação no transporte


Hoje é a data de comemoração aos 37 anos de atividades da Maraponga Transportes, que foi fundada no começo da década de 1980.


A família Albuquerque fundou em 01/05/1981 a Transporte Redenção Ltda., nome da razão social da empresa Maraponga Transportes, mudando sua razão social em 1983 para Maraponga Transportes Ltda. A família atuava apenas no segmento de transporte de cargas e desde então, mudou seu ramo para transportar pessoas, algo que deu certo e se mantém firmemente até hoje.

A Maraponga marcou sua história nos bairros do Mondubim e José Walter. Sua expansão começou quando a empresa adquiriu as linhas urbanas da extinta Nossa Senhora de Fátima, que rodava no conjunto prefeito José Walter. Tal conjunto sempre teve a devida valorização por parte da empresa, visto que periodicamente a Maraponga sempre comprou carros 0Km e escalou nas linhas do bairro, mesmo tendo linhas concorrentes em outras regiões da cidade.
 
A primeira aquisição marcante da Maraponga foi dos Monoblocos O-364, ocorrida nos primeiros anos da empresa. Após isso, a Maraponga seguiu com uma visão diferenciada de todas as outras empresas urbanas de Fortaleza, investindo forte na renovação constante de frota e revenda de usados com baixa idade, reduzindo maiores despesas com manutenção e sempre estando entre as 3 frotas mais novas da cidade, mesmo com um menor porte perante a fortes grupos empresariais.

Empresas como a São Francisco, Timbira, Nossa Senhora Aparecida, Santo Antônio, Salete, Freitas e Bons Amigos adquiriram diversos veículos semi novos da Maraponga, que já chegou a ficar com ônibus apenas 3 anos em sua frota. Hoje a idade média da frota está em 5 anos, e a empresa aguarda a chegada de 5 novos ônibus para começar 2018.

A Maraponga fez algumas aquisições de pequenas empresas do setor e ainda criou a Maratur, que operou de 2003 a 2012 com uma frota pouco menor que sua ''mãe''. O setor de fretamento também foi uma aposta do grupo mas não durou muito tempo.

O MOB Ceará parabeniza a todos os funcionários e corpo gestor da Maraponga Transportes pela estabilidade no transporte de passageiros do Ceará.
 
Fonte: MOB Ceará

6 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Parabéns a Maraponga por seus 37 anos de serviços no transporte urbano de Fortaleza. Empresa que fez parte da minha época de estudante no Conj. José Walter. Parabéns ao MOB CEARÁ, por essa excelente matéria.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Maraponga, empresa compromissada com seus usuários. Nota 10

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Maraponga! Gostaria de saber se ainda guardam aquele monobloco Mercedes se assim sugiro aí alguma viagens ou exposicae para comemorar o aniversário da empresa.

    ResponderExcluir
  4. Olá,sou muito fã do trabalho de voces,recordo muito das empresas que foram desativados como a Salete,nossa senhora Aparecida,viacao angelim e tantas outras..queria que vocês falassem mais sobres essas empresas que marcaram épocas abraços a todos

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال