Roda de conversa com tema "Transporte Público e o Meio Ambiente'' é realizada no Parque do Cocó

Na tarde de ontem, os busólogos do MOB Ceará participaram da roda de conversa com tema ''Transporte Coletivo e o Meio Ambiente''. O evento aconteceu no anfiteatro do Parque do Cocó, e contou com a presença de várias figuras do transporte público, entre eles, Dimas Barreiras e vários representantes das empresas da capital. Além dos responsáveis pelo transporte, Arthur Bruno, Maria Águeda e Paulo, ambos gestores ambientais, também estiveram no evento.



O momento de discussão foi aberto com as palavras de Dimas Barreira, que saudou a todos e apresentou quadros comparativos, onde mostravam a importância do transporte público e sua evolução na diminuição da poluição.



O diretor do Sindiônibus ainda disse que algumas faixas exclusivas foram criadas em Fortaleza, mas em algumas, alguns taxistas atrapalham o objetivo dos corredores, estacionando os veículos por onde devem trafegar apenas os ônibus. Apesar dos contratempos, o sistema de transporte teve uma melhora na velocidade de tráfego nesses corredores, causando um menor impacto ao meio ambiente e reduzindo o tempo de deslocamento das pessoas para ir e vir dos compromissos.

No momento seguinte, o representante da Fetrans apresentou um vídeo com imagens das empresas vencedoras com a ação inovadora do prêmio ''Despoluir 2017''.

Iniciando as apresentações por empresas, Juliana Pessoa e Flávio Castro falaram um pouco sobre o "ônibus verde", projeto desenvolvido pela Aliança Transportes que consiste em conscientizar os usuários do transporte, através da arte do grafite, a preservação ambiental.

Marcos Narciso representou a Auto Viação Dragão do Mar e falou das atitudes desenvolvidas pela empresa. Em parceria com seus fornecedores, a Dragão do Mar, através de uma logística reversa, busca maneiras de reutilização de peças e descarte correto dos materiais. Dessa forma, contribuindo para diminuição da poluição e descarte correto dos resíduos.

Nagly e Janaína estavam representando a empresa Vitória e comentaram acerca do projeto desenvolvido pela empresa, que incentiva o recolhimento de óleo de cozinha usado e a transformação em sabão ecológico, que vem influenciando na diminuição da contaminação do lençol freático e gera emprego e renda. É assim, que a empresa da família Magalhães vem pregando uma sociedade menos poluente, visto que frutos desse trabalho já estão sendo colhidos, pois a companhia já recebeu mais de 1000 litros de óleo usado. A Vitória distribuiu pequenas amostras do sabão aos convidados.

Um dos representantes da Equipe MOB Ceará foi convidado a apresentar os trabalhos do grupo e comentar um pouco sobre o tema abordado na reunião. Narcísio Santos comentou a cerca do avanço no índice de veículos menos poluentes na frota, aumento de velocidade dos corredores e faixas exclusivas para ônibus e sua experiência no uso do bilhete único, que permite que os passageiros possam reduzir o tempo da viagem sem necessidade de passar por terminais.

Encerrando o clico de conversa, os convidados foram ao lado de fora do Auditório, onde receberam mudas de plantas e tomaram um café. No local, estavam expostas miniaturas de ônibus representando as 6 empresas vencedoras do prêmio Despoluir 2017, que foram as seguintes: Aliança, Dragão do Mar, Vitória, Vega, Viação Urbana e Guanabara.

Três mudas simbólicas foram plantadas ao lado do anfiteatro pelas personalidades presentes. Em seguida, os participantes do evento foram conhecer o ônibus verde da Aliança, encerrando assim o evento.

O MOB Ceará agradece ao Sindiônibus pelo convite.

Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال