MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

sábado, 23 de setembro de 2017

Roda de conversa com tema "Transporte Público e o Meio Ambiente'' é realizada no Parque do Cocó

Na tarde de ontem, os busólogos do MOB Ceará participaram da roda de conversa com tema ''Transporte Coletivo e o Meio Ambiente''. O evento aconteceu no anfiteatro do Parque do Cocó, e contou com a presença de várias figuras do transporte público, entre eles, Dimas Barreiras e vários representantes das empresas da capital. Além dos responsáveis pelo transporte, Arthur Bruno, Maria Águeda e Paulo, ambos gestores ambientais, também estiveram no evento.



O momento de discussão foi aberto com as palavras de Dimas Barreira, que saudou a todos e apresentou quadros comparativos, onde mostravam a importância do transporte público e sua evolução na diminuição da poluição.



O diretor do Sindiônibus ainda disse que algumas faixas exclusivas foram criadas em Fortaleza, mas em algumas, alguns taxistas atrapalham o objetivo dos corredores, estacionando os veículos por onde devem trafegar apenas os ônibus. Apesar dos contratempos, o sistema de transporte teve uma melhora na velocidade de tráfego nesses corredores, causando um menor impacto ao meio ambiente e reduzindo o tempo de deslocamento das pessoas para ir e vir dos compromissos.

No momento seguinte, o representante da Fetrans apresentou um vídeo com imagens das empresas vencedoras com a ação inovadora do prêmio ''Despoluir 2017''.

Iniciando as apresentações por empresas, Juliana Pessoa e Flávio Castro falaram um pouco sobre o "ônibus verde", projeto desenvolvido pela Aliança Transportes que consiste em conscientizar os usuários do transporte, através da arte do grafite, a preservação ambiental.

Marcos Narciso representou a Auto Viação Dragão do Mar e falou das atitudes desenvolvidas pela empresa. Em parceria com seus fornecedores, a Dragão do Mar, através de uma logística reversa, busca maneiras de reutilização de peças e descarte correto dos materiais. Dessa forma, contribuindo para diminuição da poluição e descarte correto dos resíduos.

Nagly e Janaína estavam representando a empresa Vitória e comentaram acerca do projeto desenvolvido pela empresa, que incentiva o recolhimento de óleo de cozinha usado e a transformação em sabão ecológico, que vem influenciando na diminuição da contaminação do lençol freático e gera emprego e renda. É assim, que a empresa da família Magalhães vem pregando uma sociedade menos poluente, visto que frutos desse trabalho já estão sendo colhidos, pois a companhia já recebeu mais de 1000 litros de óleo usado. A Vitória distribuiu pequenas amostras do sabão aos convidados.

Um dos representantes da Equipe MOB Ceará foi convidado a apresentar os trabalhos do grupo e comentar um pouco sobre o tema abordado na reunião. Narcísio Santos comentou a cerca do avanço no índice de veículos menos poluentes na frota, aumento de velocidade dos corredores e faixas exclusivas para ônibus e sua experiência no uso do bilhete único, que permite que os passageiros possam reduzir o tempo da viagem sem necessidade de passar por terminais.

Encerrando o clico de conversa, os convidados foram ao lado de fora do Auditório, onde receberam mudas de plantas e tomaram um café. No local, estavam expostas miniaturas de ônibus representando as 6 empresas vencedoras do prêmio Despoluir 2017, que foram as seguintes: Aliança, Dragão do Mar, Vitória, Vega, Viação Urbana e Guanabara.

Três mudas simbólicas foram plantadas ao lado do anfiteatro pelas personalidades presentes. Em seguida, os participantes do evento foram conhecer o ônibus verde da Aliança, encerrando assim o evento.

O MOB Ceará agradece ao Sindiônibus pelo convite.

Fonte: MOB Ceará

Nenhum comentário:

Tradutor