B8R: O Novo Chassi Urbano Da Volvo Bus Latin América

A Volvo Bus Latin América está lançando um novo modelo de chassi de ônibus urbano, o B8R, em substituição ao atual B290R. A montadora afirma que o produto foi desenvolvido para oferecer melhor desempenho nas operações urbanas, inclusive no aspecto da economia de combustível.


Segundo a Volvo, o novo chassi chega a ser até 3% mais econômico do que seu antecessor em consumo de combustível, além de um custo de manutenção até 4% menor. Dependendo do tipo de aplicação, o motor, de 8 litros e 250 cv, admite intervalo de até 40.000 km rodados entre as trocas de óleo. Além da potência de 250 cv, a Volvo está disponibilizando para alguns países da América Latina o mesmo chassi com 330 cv. A potência maior é necessária para operação em cidades com condições severas de topografia e altitude.


Na comparação com o chassi B290R, o novo produto da Volvo incorpora mais avanços voltados ao melhor desempenho e disponibilidade. São exemplos disso as novas gerações de caixa de câmbio Voith e ZF e as novas relações de diferencial. Além disso, o chassi está equipado com sistema de freios a disco EBS 5, suspensão eletrônica e volante com ajuste de altura e profundidade.

O modelo tem configuração de eixo 4x2 e está disponível nas versões com piso “alto” e “baixo”. Vem equipado de fábrica com softwares de conectividade que facilitam a ativação do “Fleet Management” e do “I-Coaching”, que são o sistema de gerenciamento de frotas Volvo. Tais ferramentas auxiliam os gestores de frota a traçar estratégias para redução do custo de operação. Com eles, os motoristas aprendem a extrair a máxima eficiência do veículo e a dirigir com menor consumo de combustível e menor desgaste de peças.


A Volvo Bus Latin América sustenta que a montadora investe continuamente no desenvolvimento de veículos mais eficientes, que garantam o menor custo por passageiro transportado, contribuindo para melhorar a qualidade da operação, e consequentemente, o sucesso dos negócios dos clientes da marca.

A montadora afirma ainda que o lançamento do B8R faz parte da estratégia da Volvo Bus de produzir veículos dentro de uma plataforma global, de modo a oferecer maior disponibilidade de peças, além de agilidade e facilidade de atendimento. Segundo a direção comercial de ônibus da Volvo do Brasil, o chassi B8R vem oferecer ainda mais eficiência ao transporte público de passageiros. Acredita-se que as melhorias implementadas no novo produto aumentam o desempenho, a disponibilidade e a agilidade do atendimento do pós-venda.

O B8R passou por intensos testes de campo com clientes da Volvo em diferentes condições de tráfego urbano, topografia e volume de passageiros. Os testes comprovaram um excelente desempenho do veículo.

Fonte: Revista Abrati, Setembro 2017
Colaboração: Marinaldo Jr

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال