MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

domingo, 24 de setembro de 2017

B8R: O Novo Chassi Urbano Da Volvo Bus Latin América

A Volvo Bus Latin América está lançando um novo modelo de chassi de ônibus urbano, o B8R, em substituição ao atual B290R. A montadora afirma que o produto foi desenvolvido para oferecer melhor desempenho nas operações urbanas, inclusive no aspecto da economia de combustível.


Segundo a Volvo, o novo chassi chega a ser até 3% mais econômico do que seu antecessor em consumo de combustível, além de um custo de manutenção até 4% menor. Dependendo do tipo de aplicação, o motor, de 8 litros e 250 cv, admite intervalo de até 40.000 km rodados entre as trocas de óleo. Além da potência de 250 cv, a Volvo está disponibilizando para alguns países da América Latina o mesmo chassi com 330 cv. A potência maior é necessária para operação em cidades com condições severas de topografia e altitude.


Na comparação com o chassi B290R, o novo produto da Volvo incorpora mais avanços voltados ao melhor desempenho e disponibilidade. São exemplos disso as novas gerações de caixa de câmbio Voith e ZF e as novas relações de diferencial. Além disso, o chassi está equipado com sistema de freios a disco EBS 5, suspensão eletrônica e volante com ajuste de altura e profundidade.

O modelo tem configuração de eixo 4x2 e está disponível nas versões com piso “alto” e “baixo”. Vem equipado de fábrica com softwares de conectividade que facilitam a ativação do “Fleet Management” e do “I-Coaching”, que são o sistema de gerenciamento de frotas Volvo. Tais ferramentas auxiliam os gestores de frota a traçar estratégias para redução do custo de operação. Com eles, os motoristas aprendem a extrair a máxima eficiência do veículo e a dirigir com menor consumo de combustível e menor desgaste de peças.


A Volvo Bus Latin América sustenta que a montadora investe continuamente no desenvolvimento de veículos mais eficientes, que garantam o menor custo por passageiro transportado, contribuindo para melhorar a qualidade da operação, e consequentemente, o sucesso dos negócios dos clientes da marca.

A montadora afirma ainda que o lançamento do B8R faz parte da estratégia da Volvo Bus de produzir veículos dentro de uma plataforma global, de modo a oferecer maior disponibilidade de peças, além de agilidade e facilidade de atendimento. Segundo a direção comercial de ônibus da Volvo do Brasil, o chassi B8R vem oferecer ainda mais eficiência ao transporte público de passageiros. Acredita-se que as melhorias implementadas no novo produto aumentam o desempenho, a disponibilidade e a agilidade do atendimento do pós-venda.

O B8R passou por intensos testes de campo com clientes da Volvo em diferentes condições de tráfego urbano, topografia e volume de passageiros. Os testes comprovaram um excelente desempenho do veículo.

Fonte: Revista Abrati, Setembro 2017
Colaboração: Marinaldo Jr

Nenhum comentário:

Tradutor