MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Fortaleza x Pentecoste de Brasileiro à Guanabara

No especial de hoje, o MOB Ceará apresenta um pouco da história e informações com respeito a linha Fortaleza x Pentecoste.


A linha que possui 90 quilômetros de distância já foi operada por empresas como: Brasileiro, Litorânea e desde 2009 é de responsabilidade da Expresso Guanabara.


A linha que a empresa do saudoso Natan Gomes Botelho operava mantinha veículos robustos, que para sua época, eram comparados aos carros novos que a Expresso Guanabara escala atualmente.


Em 2009, com a licitação do transporte intermunicipal, a Expresso Guanabara começou a atuar na linha, escalando seus G6 tocos para operar o trecho. Em 2011, a empresa escalou alguns dos 10 Marcopolo Ideale montados sobre o chassi OF-1722 que ela havia adquirido, sendo os únicos da frota a possuir motorização dianteira e não dispor de toalete. Os veículos foram vendidos 1 ano depois e a rota voltou a ter veículos com motorização traseira.


Atualmente, a Expresso Guanabara disponibiliza de 5 a 7 horários de partida da rodoviária Engenheiro João Tomé, dependendo do dia da semana.

Pontos turísticos

O açude Pereira de Miranda é um dos pontos turísticos da cidade de Pentecoste, onde os visitantes podem desfrutar de uma vista privilegiada em um passeio de barco.

Fonte: MOB Ceará
Redação: Nemezio Neto/ Narcisio Santos

Colaboração: Dornelles Viana

2 comentários:

Marinaldo P. D. Junior disse...

Show!Passado, presente e uma foto turística de tirar o fôlego. Gostei, ainda mais relembrando uma relíquia como o O-362!

Demyson Ernesto disse...

Saudades da Brasileiro! E do açude cheio que com este inverno, ainda não está nesta bela imagem. Guanabara diminuiu os horários e ficamos à mercê dos topiqueiros pelas manhãs, já que a Guanabara tirou os horários entre 6h e 8h da manhã!

Tradutor