MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Ranking das frotas mais novas do metropolitano Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

MOB Ceará participa do II Seminário Sindiônibus de Transporte Coletivo

Na tarde de ontem (17/11), o Sindiônibus - Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros do Estado do Ceará, promoveu o II Seminário de Transporte Coletivo e abordou o tema, "A lição de Campo Grande (MS): o fim dos assaltos a coletivos."



O evento ocorreu no Teatro Nadir Papi Saboia, pertencente a instituição de ensino Farias Brito e contou com a participação de vários estudantes, diretores e funcionários das empresas que compõem o Sindiônibus.

Na entrada, os participantes receberam um brinde e um pequeno Coffee Break foi oferecido aos participantes, e pontualmente, às 14h30 o evento teve o seu início com uma pequena apresentação artística musical de algumas crianças e jovens que fazem parte da Fundação Raimundo Fagner.


Em seguida Dimas Barreira, presidente do Sindiônibus, faz uma reflexão histórica sobre a evolução do Sindiônibus e da sociedade ao longo desses 65 anos e apresenta a nova logomarca, em alusão ao aniversário da entidade e o marco de novos desafios. Após a apresentação da história da instituição, sobe ao palco o Procurador de Justiça Aroldo José de Lima, de Campo Grande (MS), para o início da Palestra, foco principal do evento.
O Procurador abordou vários tópicos e apresentou soluções viáveis, as quais foram aplicadas na cidade de Campo Grande, para coibir a onda de assaltos a coletivos que estavam vitimando a cidade. Temas como, "Bilhetagem eletrônica contra a violência" e "A importância da bilhetagem e recargas do passe eletrônico", foram um dos destaques durante a apresentação, além da apresentação de dados da diminuição dos assaltos a ônibus na capital sul-mato-grossense, comprovando a eficácia dos métodos abordados.

A cidade de Campo Grande (MS), conseguiu conscientizar toda sua população da importância do uso do Bilhete eletrônico, evitando assim a circulação de uma maior quantidade de dinheiro dentro dos veículos e com isso a diminuição no número de assaltos. A capital cearense já deu início a um projeto semelhante ao da capital sul-mato-grossense que se chama "Bilhete Único" e pode ser adquirido de forma gratuita. O "Bilhete Único" é uma forma econômica para o bolso do usuário que utiliza o transporte público, podendo assim desfrutar das integrações e benefícios que o cartão oferece.


Ao final, o seminário teve um momento para uma sabatina, mediada pelo jornalista e apresentador da TV O Povo, Fábio Campos, reunindo Dimas Barreira, Aroldo José de Lima, Antônio Ferreira Silva (Vice-Presidente da Etufor), Eduardo Elias de França (Promotor de Justiça do Ceará) e Joaquim Costa Rolim (Diretor de Transportes do Detran), para responder as várias perguntas feitas pelos convidados.



A sabatina encerrou-se com um simbólico brinde onde reuniu os diretores das empresas presentes e antes do encerramento oficial, o Sindiônibus ainda promoveu um pequeno sorteio de brindes, onde Dimas Barreira fez a entrega dos prêmios aos ganhadores.



Fonte: MOB Ceará
Texto / Imagens: Roger Gomes
Revisão: Arthur Mikael

Nenhum comentário:

Tradutor