MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Ranking das frotas mais novas do metropolitano Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

terça-feira, 17 de maio de 2016

Dados da São José de Ribamar nos últimos anos

Apesar de não ter participado da licitação do transporte urbano de Fortaleza,  a Empresa São José de Ribamar teve em sua trajetória, ótimos índices que,  inclusive,  não eram obrigatórios mediante a sua licença expedida pela Prefeitura de Fortaleza, entretanto a empresa fazia questão de trabalhar diferente, sem colocar apenas os custos em suas prioridades.


A São José de Ribamar encerrou suas operações em 2012, mantendo uma frota de 66 ônibus sendo que, deste total, a empresa mantinha 44% de sua frota equipada com elevador para cadeirantes,  tendo dois espaços reservados dentro de cada um dos coletivos. A empresa adquiriu o seu primeiro carro adaptado no ano de 2000, que foi escalado na linha 220-Av. Sargento Hermínio,  linha que foi concedida temporariamente pela CTC.  Dali em diante a empresa encomendou mais 11 carros acessíveis até o ano em que o governo obrigou a todos os ônibus  novos,  dispusessem do dispositivo, em Outubro de 2008.


O ano de 2000 foi um ano de inovações na São José de Ribamar. A empresa de João Alberto Leite se destacou por ser a primeira do sistema a trazer ônibus convencional com ar-condicionado. A linha 075-Campus do Pici/Unifor recebeu os três primeiros carros climatizados. Em 2005, a empresa fez sua última encomenda de veículos com ar,  deixando assim, 13% de sua frota mais confortável, sem aumento de tarifa. 

De 2004 em diante,  a São José de Ribamar decidiu padronizar sua frota com o modelo Marcopolo Viale, uma das carrocerias nacionais mais caras daquele tempo. De sua frota de 66 ônibus,  a empresa manteve 51% de sua frota composta pelo belo e resistente modelo da montadora gaúcha, um dos principais diferenciais da empresa. 

Outra virtude que a empresa teve foi a de, mensalmente, ser destaque entre as operadoras com o melhor índice de eficiência, mesmo com sua frota tendo idade média de 8 anos e suas linhas distantes da garagem. A São José de Ribamar conseguiu ser peça fundamental na história do transporte, deixando um legado de admiração e respeito dos seus usuários.

Fonte: MOB Ceará

Um comentário:

S FOME disse...

ja trabalhei nessa empresa e realmente é maravilhoso dizer isso!

Tradutor