MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Saiba quantos ônibus a gigante Gontijo possui MS Turismo renova frota com Caio Solar 2013 Viação Penha se mantém com a 4ª frota mais nova João Pessoa-PB renovando a frota com Torino São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

sábado, 12 de março de 2016

"Busca de Relíquias" em Iguatu

No mês de Janeiro de 2016, o MOB Ceará realizou uma viagem para Iguatu e já revelou para você leitor, em matéria anterior, uma das relíquias encontradas.

Confira neste capítulo, a continuação da saga que busca encontrar as incontáveis relíquias que seguem transportando as pessoas nas mais longínquas regiões do estado do Ceará.

Junto com o Caio Amélia visto em outra matéria produzida pelo MOB Ceará, estava um Comil Svelto equipado com o chassi Mercedes-Benz OF-1417. Através de consulta pela placa, pode-se constatar que este veículo é oriundo do estado do Rio de Janeiro.

Alguns detalhes na pintura e o sequenciamento da placa denunciam a origem desse Svelto: A Viação Nilopolitana, sediada em Nilópolis, um dos 13 municípios que compõem a baixada fluminense.

Ainda em Iguatu, foi encontrado também um Busscar Urbanus fabricado no ano de 1997 e equipado com chassi Mercedes-Benz OF-1620, que teve as imagens registradas prontamente.

O interior do veiculo preserva alguns detalhes que denunciam que sua origem era o serviço metropolitano de transporte, mas como sua carroceria se encontrava na cor branca, só foi possível a identificação através da consulta de placas.

Este ônibus pertenceu à Viação Brasília de Juazeiro do Norte, onde circulava com prefixo 214.

Ele possuía características bastantes similares ao veículo que está na foto ao lado.

Outras duas relíquias foram capturadas na "capital do algodão": Uma delas é um micro Caio Carolina II, equipado com chassi Volkswagen 6.90 CO, fabricado em 1987, e a outra é um rodoviário CMA Flecha Azul II 1992, que segundo informações, pertenceu a Viação Cometa de São Paulo-SP, onde ostentava o prefixo 6535.

O micro infelizmente não teve sua origem descoberta pelo MOB Ceará.

Durante a volta para Fortaleza, mais algumas relíquias foram avistadas e fotografadas. Uma delas é o veículo abaixo, que foi registrado nos arredores do município de Quixadá.
 
Atualmente ele opera no transporte escolar na região do sertão central e ainda guarda marcas de quando circulava no segmento urbano de Fortaleza.

No SIT, o veículo pertenceu à Vega Transportes, onde ostentou os prefixos 35119, 35137 e 35166. Antes da Vega, ele pertenceu à extinta empresa Rota Sol, e possuía o código 01119.

Encerrando a viagem, foi encontrado um Caio Vitória que, de cara, chamou a atenção com seu itinerário "Circular-2", uma clara referência a linha de ônibus do SIT que possui código operacional "012".

Detalhes como as portas de duas folhas e o parachoque dianteiro com a portinhola do "cambão" bem no centro, indicam que o ônibus originalmente pertenceu à Empresa São José de Ribamar.

Equipado com chassi Mercedes-Benz OF-1315 fabricado em 1991, o ônibus circulava na empresa fundada pelo Sr. João Alberto Leite Barbosa com o prefixo 24. A procedência foi confirmada através do chassi, já que o ônibus foi desativado e vendido com placas de duas letras.

Se você, estimado leitor, gostou desta matéria, aguarde as próximas, pois o MOB Ceará está em constante "busca de relíquias" no Ceará e brevemente mostrará os resultados da procura.

Fonte: MOB Ceará

5 comentários:

Mário Luiz disse...

esse svelto e ex-nilopolitana 05602 e RJ 123.085.

André Luiz Gomes de Souza disse...

O Urbanus OF-1620 em questão ele é ex-Vitória, só não sei o prefixo

Fabiano Barros disse...

O Urbanus OF 1620 é um ex carro da empresa Vitória e tinha o prefixo 319.

Wescley disse...

que otima materia, como é bom rever esses carros como o 319 da vitória e o Caio Vitoria que pertenceu a 10, parabéns

Fabiano Barros disse...

Parabéns a equipe do MOB dopelo resgate dessas relíquias.

Tradutor