MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Os 20 Scanias F113HL da Gontijo

A empresa mineira de Abílio Gontijo, realizou em 1994 uma aquisição de 20 novos ônibus, que vieram com configuração padronizada, ou seja, Busscar El Buss 340 montados sob o robusto chassi Scania F113HL.


Os ônibus receberam os prefixos 3000 a 3095, sendo sequenciados de 5 em 5, e nunca chegaram a operar nas linhas da empresa que liga o estado do Ceará, aos estados onde a Gontijo possui concessão para operar, no transporte interestadual. Alguns deles operaram na linha Belo Horizonte x Malacacheta, e em outras linhas da empresa.

Na frota da empresa, cuja a marca Scania é predominante, estavam recentemente em operação, alguns veículos dentre os 20 adquiridos em 1994. Os guerreiros, que possuem tração 4x2, ainda possuíam um bom estado de conservação, tanto na parte externa como interna do veículo, mesmo com os mais de 20 anos de operação.

Alguns dos Scania F113HL da Gontijo, estavam operando em linhas que trafegam pelas estradas federais, e, devido as condições da malha viária, os Scanias com motorização dianteira, eram os guerreiros que enfrentavam os obstáculos que a rodovia ''oferece''.  

Um exemplo é na linha São Paulo x Montalvânia, onde é escalado um dos carros mais novos da frota da empresa, que faz a rota até a cidade de  Januária. Ao chegar na cidade, que fica em território mineiro, os passageiros são transferidos para os Scanias com motor dianteiro, de suspensão metálica, para completar a rota, que liga a cidade citada até Montalvânia, que se situa no norte de Minas Gerais.

Outro exemplo é na linha Belo Horizonte x Salto da Divisa, onde um dos Marcopolo Paradiso G7 1200, faz a rota até a cidade de Almenara, e de lá, os passageiros seguem viagem em um dos Scanias F94, que anteriormente, eram transportados pelos carros adquiridos em 1994, a qual o MOB Ceará ressaltou à título de curiosidade.

Segundo informações, os Busscar El Buss 340 equipados com o chassi F113HL da Gontijo, não estão mais em operação ha alguns meses. Os primeiros dos 20 carros, foram desativados em meados de 2012 e os demais, foram sendo retirados de circulação, ao longo dos anos.

Fonte: MOB Ceará
Colaboração: Charlestom Vinícius(MG)/ André Luiz Gomes(RJ)/ Dornelles Viana

5 comentários:

Pedro Bernardo disse...

Show de materia, Gostando de aprender mais sobre os rodoviarios. Parabéns galera do MobCeará...

Josenilson Rodrigues disse...

Meu amigo, perfeita a matéria. Realmente está de parabéns absoluto!

vander silva disse...

seria bom a gontijo comprar linhas de onibus urbano em fortaleza so assim poderemos andar de scania

Moacir disse...

Espetacular todo o site do MOB Ceará - Busologia levado a sério

Leandro Veloso disse...

Ate pouco tempo atrás um desses carros estavam parados na Garagem São Geraldo em Contagem...
Foi retirado no final de 2016 e parece que foi vendido...

Tradutor