MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Linha do dia: 073-Siqueira/Praia de Iracema

Atendendo aos inúmeros pedidos dos leitores, o MOB Ceará vai abordar algumas informações de uma das linhas mais populares do Terminal do Siqueira, a 073-Siqueira/Praia de Iracema.


Criada em 20 de Julho de 2009, a linha 073-Siqueira/Praia de Iracema foi criada a partir de um desmembramento da linha 078-Siqueira/Mucuripe, que liga o terminal referido ao Cais do Porto, no bairro Mucuripe. A ideia da ETUFOR em parceria com o Sindiônibus, era de desafogar o terminal do Siqueira, aproveitando os mesmos veículos para realizar viagens mais curtas, reduzindo os veículos dos trechos menos movimentados, e dando ênfase na rota mais movimentada, no caso entre o bairro Montese e a avenida Dom Manoel.

Com isso, os 29 veículos que possuíam a linha 078, foram divididos entre duas rotas, a da linha 073 que, passa pela avenida Aguanambi, e a 099-Siqueira/Barão de Studart, que fazia o percurso mais longo e trafega pelas avenidas Pontes Vieira e Barão de Studart. As empresas Viação Fortaleza e Viação Urbana foram as empresas que ficaram inicialmente com a responsabilidade das linhas.

A ideia foi boa, porém com a integração e outros fatores, a demanda aumentou muito rápido, e com isso, o órgão gestor teve de aumentar a frota em ambas as linhas. Hoje a linha 073-Siqueira/Praia de Iracema é considerada em Fortaleza como uma das linhas mais movimentadas da cidade, e opera com 22 veículos da Viação Urbana.

Na rota, a linha parte do Terminal do Siqueira, e segue por vias como:  Avenida Osório de Paiva, rua Germano Frank, Av. Gomes de Matos, Av. Borges de Melo, Av. Aguanambi, Av. Dom Manoel e finaliza na Avenida Rui Barbosa, próximo a praia de Iracema.

A rota é movimentada devido passar por pontos muito procurados pelos usuários. Um dos principais é o que fica em frente a empresa Contax, que possui mais de 9000 funcionários, e boa parte deles residem na região do Siqueira e adjacências. Além desse, um outro ponto muito populoso da linha é na avenida Aguanambi, onde várias pessoas de vários outros locais, utilizam a linha para completar a integração com o bilhete único, fazendo com que a linha 073 preencha todos os lugares antes mesmo de chegar a metade da viagem.

A frequência da linha, é muito constante. Em horários de pico, a previsão é de 3 à 5 minutos, divididos entre os 22 veículos da linha. Muitas vezes devido os congestionamentos constantes da cidade, os veículos sofrem atrasos, e dependendo da situação, a ETUFOR remaneja carros de outras linhas para reforçar a frota da linha 073-Siqueira/Praia de Iracema. Um detalhe é que aos sábados, a linha conta com 1 veículo da São José e 11 da Via Urbana. Confira mais informações:

Fonte: MOB Ceará

Nenhum comentário:

Tradutor